

Foto: Roberto Zacarias/Secom GOVSC
Show do cantor Daniel com a Camerata Florianópolis encerrou a noite na Beira-Mar Norte
A grande final do Santa Catarina Canta – Festival de Música Brasileira emocionou o público neste domingo, 9, na Beira-Mar Norte, em Florianópolis, revelando os grandes vencedores da segunda edição do concurso. Após belíssimas apresentações, o primeiro lugar da categoria Infantojuvenil ficou com Gabrielly Scotton (Meio-Oeste), o 2º lugar Kyara Isabelli (Extremo Oeste) e o 3º lugar Taciana Baixo (Grande Florianópolis); e na categoria Geral o primeiro lugar ficou com Endrios Rodrigues (Sul), o 2º com Jeff Marino (Grande Florianópolis) e o 3º com Raquel Saragoça (Extremo Oeste).
Após o anúncio dos vencedores, o cantor Daniel, um dos nomes mais queridos da música no país, subiu ao palco ao lado da Camerata Florianópolis sob regência do maestro Jeferson Della Rocca, para encerrar a noite com suas canções.

Para o governador Jorginho Mello, idealizador do evento, o Festival mostra o quanto o estado é rico em talento. “São histórias de dedicação, sonhos e oportunidades que se encontram num evento que já ganhou o coração dos catarinenses. Parabenizo os vencedores e todos que participaram desse grande movimento cultural”, celebra.

Os vencedores receberão um prêmio de R$ 20 mil cada e ainda terão a oportunidade de se apresentar em um concerto da Camerata Florianópolis na temporada 2025/2026.
Segundo o maestro, a cada edição, o Festival confirma a força e a diversidade da música catarinense. “Ver tantos talentos dividindo o palco e emocionando o público nos lembra do quanto é importante criar espaços como este. Hoje, celebramos não só os vencedores, mas toda a jornada artística que acompanhamos pelo estado”, afirma.
O Santa Catarina Canta, que percorreu 23 cidades catarinenses desde julho, ouviu 460 vozes nas audições regionais até chegar aos 21 finalistas – selecionados entre os 1.300 inscritos no concurso. A final contou com artistas das sete regiões do Estado: Norte, Sul, Vale do Itajaí, Meio-Oeste, Extremo Oeste, Serra e Grande Florianópolis.
“O Santa Catarina Canta já se consolidou como uma das maiores iniciativas culturais do estado. É um orgulho ver jovens e adultos encontrando aqui uma chance real de serem ouvidos, valorizados e reconhecidos. A cultura catarinense sai fortalecida de mais uma edição do festival”, conta a presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Teresinha Debatin.

Infantojuvil – Gabrielly Scotton –Representando Concórdia, a cantora dedica-se à música desde muito jovem e busca constantemente aprimorar sua performance para alcançar novos patamares. Já se apresentou em diversos eventos municipais e particulares e, em 2024, foi semifinalista da 1ª edição do Santa Catarina Canta. Filha de Liana e Anderson, segue determinada em sua trajetória artística.

Geral – Endrios Rodrigues –Endrios, de 15 anos, começou a cantar em 2023, na gincana da escola. Desde então, não parou. Sua inspiração é a mãe Evânia, de quem herdou a paixão por cantar. Segundo Endrios, todas as canções são em homenagem à ela e à sua madrinha na música: Marília Mendonça. Recentemente, lançou sua primeira música autoral, chamada “Uma canção para Meleiro”, um tributo à sua terra natal.

O Santa Catarina Canta – Festival de Música Brasileira é uma realização do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com produção geral da Camerata Florianópolis. A edição 2025 envolveu artistas de todas as regiões e mobilizou milhares de pessoas em shows, audições e semifinais.
Piauí Teatro Barítono Raimundo Pereira abre matrículas para cursos gratuitos de teatro, violão e forró
Piauí Com reconhecimento de 74 Patrimônios Vivos, Governo do Estado mantém tradições culturais no Piauí
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões Mín. 20° Máx. 28°





