

O Governo do Estado do Paraná formalizou nesta segunda-feira (10) o acordo que permitirá a retomada das obras de restauro do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR). A assinatura ocorreu na sede da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), da própria PGE, além de artistas, integrantes do Conselho do MAC e servidores do setor cultural.
O acordo representa um passo decisivo para resolver de forma definitiva o impasse jurídico e técnico que havia paralisado o projeto desde 2019, garantindo a continuidade da restauração do edifício histórico, localizado na Rua Desembargador Westphalen, no centro de Curitiba.
A sede do MAC Paraná foi fechada em 2018 para uma obra de restauro orçada em cerca de R$ 6 milhões. As obras chegaram a ser iniciadas no ano seguinte, mas foram suspensas após judicialização do processo licitatório. Em 2022, a Justiça autorizou a retomada dos trabalhos pela empresa inicialmente contratada. No entanto, questões técnicas e econômicas decorrentes do longo período de paralisação — marcado também pelos impactos da pandemia — inviabilizaram a continuidade imediata do contrato.
Diante do impasse, o Estado instaurou um Procedimento Administrativo de Apuração de Responsabilidade (PAAR) e iniciou os trâmites para uma nova licitação. A empresa, por sua vez, recorreu judicialmente, solicitando a retomada do contrato original. Com o objetivo de dar uma solução definitiva ao caso, as secretarias envolvidas, em conjunto com a PGE, conduziram um processo de conciliação técnica e jurídica, que resultou na assinatura do novo acordo.
“Desde que aceitei o convite do governador Ratinho Junior para estar à frente da Secretaria da Cultura, tinha um grande desejo: devolver o MAC à sociedade paranaense. Foram anos de desafios, de idas e vindas jurídicas e técnicas, e muitas vezes parecia algo distante. Mas sempre acreditei que esse momento chegaria, e ele chegou”, afirma a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira. “O MAC é muito mais do que um edifício, ele é um símbolo da força da arte contemporânea paranaense e do papel transformador da cultura, por isso, ajudar esse processo a destravar definitivamente é emocionante, uma conquista de todas e todos nós”.
O procurador-geral do Estado, Luciano Borges, destacou o caráter simbólico do momento e o esforço conjunto entre os órgãos do governo para viabilizar o acordo. “Estamos vivendo um momento histórico. Essa assinatura representa uma entrega muito significativa para a população do Paraná e para a cultura paranaense, com a recuperação de uma edificação tão importante para a nossa sociedade”, afirmou.
Segundo ele, a Procuradoria-Geral do Estado vem passando por um processo de modernização e mudança de paradigma. “Temos trabalhado para superar uma cultura de excessiva formalidade, herdada de décadas passadas, e investir em soluções mais ágeis e eficazes. Essa obra, que tanto esperávamos retomar, só se torna possível graças a essa nova mentalidade, baseada no diálogo e na cooperação entre as instituições públicas”, completou.
A assinatura foi recebida pelos membros do Conselho do MAC-PR com otimismo e entusiasmo. "Foi uma luta para conseguirmos inaugurar o MAC naquela época e agora quis a história que se repetisse praticamente a mesma batalha para conseguir que o prédio voltasse à atividade", afirmou o artista Fernando Velloso, responsável pela criação do espaço em 1970 e primeiro diretor do museu. "Fico contente pelos esforços da Luciana, secretária de Cultura, que tem batalhado heroicamente para refazer o Museu de Arte Contemporânea na sua sede, que é mais do que um prédio, é um marco na vida cultural”.
Para a artista visual e educadora Érica Storer, a renovação do MAC irá instaurar um lugar do encontro, da experimentação. Um lugar de onde se possa descobrir coisas que ainda não vivemos enquanto cidade. É um momento de celebração para todo mundo. Em nome da classe artística, espero que essa programação represente a diversidade artística no Paraná, que este espaço cumpra uma função social, cultural, que é justamente esse diálogo com gerações passadas, mas também atentas ao presente e ao futuro."
PRÓXIMOS PASSOS – Com a assinatura, o cronograma de execução será atualizado pela Secretaria das Cidades e a empresa contratada, contemplando as adequações necessárias após o período de inatividade. A previsão é que as obras sejam retomadas entre 2025 e o início de 2026.
EM ATIVIDADE – Enquanto a sede histórica permanece fechada, o acervo do MAC Paraná segue salvaguardado e em plena atividade. Desde 2018, o museu mantém parceria com o Museu Oscar Niemeyer (MON), onde ocupa duas salas expositivas dedicadas à sua coleção. Além disso, o MAC administra a Sede Adalice Araújo, espaço de exposições localizado no hall da Secretaria de Estado da Cultura, no centro de Curitiba.
“Mesmo sem a sede principal, o MAC permaneceu vivo e atuante, promovendo exposições, ampliando o diálogo com o público e fortalecendo sua presença no cenário artístico nacional”, ressaltou a diretora do museu, Juliane Fuganti. “Agora, com a retomada da obra, podemos vislumbrar o retorno do museu ao seu espaço original, renovado e preparado para um novo tempo.”
PRESENÇAS – Também participaram da solenidade o procurador Fernando Mâneca; Rodrigo Pina, chefe de gabinete da secretaria de Cidades do Paraná; o diretor de memória e patrimônio cultural da SEEC, André Avelino; o coordenador do sistema estadual de museus da SEEC Cauê Donato; David Bertol, representante da construtora licitada; membros do Conselho do MAC-PR Fernando Velloso, Fernado Bini, Maria José Justino, Allan Hanke, Érica Storer, Denise Bandeira, Jader Alves, Denise Remor e Marcelo Conrado.
Piauí Teatro Barítono Raimundo Pereira abre matrículas para cursos gratuitos de teatro, violão e forró
Piauí Com reconhecimento de 74 Patrimônios Vivos, Governo do Estado mantém tradições culturais no Piauí
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões Mín. 20° Máx. 28°





