

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), marcou novamente presença nos eventos que acontecem durante a 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30). Nesta terça-feira (11), na Casa da Biodiversidade, espaço da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) em Belém, a Sema participou do painel “Uso e ocupação do solo no enfrentamento às mudanças climáticas”.
O debate abordou os desafios e as oportunidades relacionados à gestão territorial como estratégia central para reduzir emissões de gases de efeito estufa e fortalecer a resiliência climática. Entre os temas discutidos estiveram o papel da inovação e da tecnologia no monitoramento do uso do solo, bem como na prevenção e recuperação de áreas degradadas.
Representando a Sema, Vanessa Alencar, técnica da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), apresentou como o planejamento territorial sustentável pode ser uma ferramenta essencial de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Ela destacou a criação de Unidades de Conservação (UCs) como uma importante estratégia de enfrentamento dos impactos climáticos e de ordenamento do território.

Segundo a técnica, as áreas protegidas desempenham um papel fundamental tanto na mitigação quanto na adaptação aos efeitos das mudanças do clima. “As Unidades de Conservação contribuem para a neutralização dos gases de efeito estufa e aumentam a resiliência dos ecossistemas e das comunidades locais”, ressaltou.
Atualmente, 39 Unidades de Conservação estaduais estão sob gestão da Sema, e outras nove estão em processo de criação: Área de Proteção Ambiental das Dunas do Guriú; Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Tatajuba; Reserva de Desenvolvimento Sustentável Aracatiaçu; Parque Estadual da Furna dos Ossos; Refúgio de Vida Silvestre Urubu-Rei; Estação Ecológica Picos da Caatinga; Área de Proteção Ambiental Serras da Caatinga; Área de Relevante Interesse Ecológico Serrinha de Pacujá eÁrea de Relevante Interesse Ecológico Vale dos Buritis
O processo de criação dessas UCs foi conduzido por meio de consultas públicas em diversos municípios cearenses. “Queremos incentivar a participação social e, consequentemente, ampliar a consciência ambiental da população”, destacou a representante da Sema.
Vanessa também apresentou as principais estratégias desenvolvidas pelo Governo do Ceará, por meio da Sema, para fortalecer a conservação da biodiversidade e promover o uso sustentável do solo — entre elas, a elaboração dos Planos de Manejo. “Das 39 UCs estaduais, 20 já contam com esse documento, que define diretrizes para o uso racional dos recursos naturais, a proteção da biodiversidade e o ordenamento das atividades em cada área protegida”, explicou.
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima participa da Casa do Meio Ambiente e do Clima, de 10 a 13 de novembro. O espaço, coordenado pela Abema, reúne governos, comunidades, academia, setor privado, sociedade civil organizada e organismos internacionais durante a COP 30.

Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





