

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), está com um novo número de contato: (85) 3125-9738. O número funciona tanto para ligações telefônicas quanto para mensagens via WhatsApp, facilitando a comunicação com mães lactantes e doadoras de leite humano.
Por meio desse canal, é possível tirar dúvidas sobre amamentação, receber orientações, realizar cadastro de doadoras e agendar a coleta domiciliar do leite humano, feita pela equipe do hospital. O serviço é essencial para garantir o abastecimento do Banco de Leite, que beneficia bebês prematuros internados no Centro de Neonatologia.
De acordo com a enfermeira Andrea Quintela, o Banco de Leite do HGCC funciona 24 horas, todos os dias da semana, para atendimento por telefone, via mensagens e pessoalmente. A mulher que sentir a necessidade de atendimento no local, pode também se dirigir ao HGCC. O serviço está localizado na Avenida Imperador, 545, Centro de Fortaleza.
“Atendemos mães com dificuldades na amamentação e as doadoras que desejam praticar esse ato de amor e solidariedade. Apesar da mudança no número, o atendimento permanece o mesmo. O novo contato, (85) 3125-9738, é tanto telefone quanto WhatsApp, e está disponível 24 horas para orientações e atendimento”, destaca Quintela.
O serviço continua com o mesmo funcionamento e logística de coleta. As visitas realizadas pela equipe do hospital às residências das doadoras seguem rotas predefinidas. Elas contemplam todos os bairros de Fortaleza, de acordo com as regionais do município, e parte da cidade de Caucaia, que recebe a visita da equipe sempre às sextas-feiras.
“O funcionamento do atendimento e das rotas continua inalterado. A única mudança é o número. Todo o acompanhamento das doadoras, as consultas sobre aleitamento e as orientações seguem normalmente”, reforça a enfermeira.

Atendimento é realizado por ligação ou mensagem
A atualização do número foi comunicada de forma cuidadosa às doadoras já cadastradas. Segundo Camila Martins de Medeiros, 34 anos, enfermeira e mãe doadora, o processo de transição foi tranquilo e bem conduzido pela equipe do BLH.
“Fomos avisadas com antecedência sobre a mudança. Assim que o novo número foi ativado, a equipe nos orientou e criou um grupo para manter a comunicação. Eles ficaram repetindo várias vezes para que a informação não se perdesse. Tudo foi feito de maneira muito organizada”, relata Camila.
Camila é doadora pela segunda vez. Quando teve seu primeiro filho, já havia participado com a realização de doações, e agora, com sua filha de quatro meses, continua contribuindo e ajudando a salvar vidas.
“É um orgulho que eu tenho. Costumo dizer que é o meu hobby tirar leite para os meninos. Toda segunda-feira, a equipe vem buscar aqui em casa”, conta com entusiasmo.
O leite materno doado é destinado a bebês prematuros e recém-nascidos internados na Unidade Neonatal do HGCC, que muitas vezes não podem ser amamentados diretamente pelas mães. Cada doação ajuda a salvar vidas e contribui para o desenvolvimento saudável desses bebês.
“Doar leite é um gesto simples, mas de enorme impacto. É a forma mais pura de solidariedade e cuidado”, reforça Andrea Quintela.
O Banco de Leite do HGCC reafirma, com essa atualização, seu compromisso em manter o atendimento acessível e contínuo, apoiando mães e fortalecendo a cultura da amamentação.
Saúde Camaçari é destaque na I Mostra Estadual de Saúde Bucal do SUS
Saúde Brasil tem 37 casos de sarampo, mas ainda é área livre da doença
Saúde Palestra na Seplag-CE reforça importância da prevenção e quebra de tabus no Novembro Azul Mín. 16° Máx. 30°





