

A Trilha Brigadeiro do Caparaó, em Minas Gerais, foi oficialmente reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) como integrante da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade. O reconhecimento reforça o papel da trilha como eixo de integração entre natureza, cultura, lazer, saúde e desenvolvimento sustentável, conectando o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) , ao Parque Nacional do Caparaó, na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo.
O trajeto se inicia no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, que abrange 14.984 hectares e envolve municípios como Araponga, Ervália, Fervedouro e Muriaé. A travessia visa conectar fragmentos da Mata Atlântica, valorizando tanto as paisagens naturais quanto o patrimônio cultural e histórico das comunidades locais.
Mais do que um percurso turístico, a Trilha Brigadeiro Caparaó busca integrar pessoas, territórios e histórias, simbolizando a relação equilibrada entre o ser humano e o meio ambiente. Ao longo do caminho, os visitantes podem encontrar cachoeiras e mirantes que estimulam o contato com a natureza, promovendo lazer em ambientes naturais.
A implementação da trilha de longo curso é uma iniciativa da Caminhantes do Caparaó, empresa de desenvolvimento de projetos socioambientais e resultado do trabalho de articulação entre a sociedade civil, as diferentes instituições, em destaque o IEF e ICMBio e as Instâncias de Governança Regional (IGR) Circuito Serra do Brigadeiro e Circuito Turístico Pico da Bandeira, que uniram esforços em prol do turismo sustentável e de ampliar o uso público das unidades de conservação. Criado em 1961, o Parque Nacional do Caparaó protege uma área de 31,8 mil hectares, onde está localizado o Pico da Bandeira (2.892 metros), um dos pontos mais altos do Brasil, além de abrigar rica biodiversidade e importantes recursos hídricos.
Segundo a gestora executiva da Trilha Brigadeiro Caparaó, Amanda Guiduci Marcial, a trilha cumpre um papel estratégico na valorização dos parques e das comunidades do entorno. “Os parques são pilares da Trilha Brigadeiro Caparaó porque protegem a natureza, dão estrutura ao visitante e conectam a trilha a um propósito educativo, sustentável e de saúde integral. Já a trilha gera valor aos parques ao ampliar sua função social como espaços públicos de lazer em contato com a natureza, aproximar a comunidade e tornar a conservação mais viva e participativa”, destaca.
Desenvolvimento sustentável e inclusão social
A trilha incentiva o ecoturismo, o turismo de aventura, de saúde, rural, cultural, religioso, gastronômico e científico, promovendo o desenvolvimento regional sustentável. A trilha fortalece a conservação e a conectividade do bioma Mata Atlântica, contribui para a promoção de saúde e de lazer em ambientes naturais e incentiva a economia local, gerando emprego e renda por meio de hospedagens familiares, alimentação e comércio de produtos regionais.
Outra vertente inovadora da Trilha Brigadeiro Caparaó, inclusive dentro da Rede Brasileira de Trilhas, é o apoio ao astroturismo, ao turismo científico e à educação para a saúde planetária, destacando o combate à poluição luminosa. O objetivo é a conquista da certificação do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro como Parque de Céu Escuro, conferida pela Dark Sky International e conta com o apoio do Instituto AstroParques, a parceria com a Prefeitura de Fervedouro (MG), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF).
A inclusão da Trilha Brigadeiro do Caparaó na Rede Nacional reforça o compromisso dos mineiros com os recursos naturais e com o fortalecimento social através do turismo regenerativo, de base comunitária e em harmonia com o planeta.
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





