

Foto: Semae/Divulgação
Compartilhamento de experiências municipais para o manejo populacional de cães e gatos. Este foi o principal objetivo do evento Pacto Nacional pelos Animais: Diálogos Municipais sobre Manejo populacional ético de Cães e Gatos, realizado nesta semana em Curitiba, no Paraná. Representando a Diretoria de Bem-Estar Animal Estadual (Dibea Estadual) da Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), esteve a gerente de Controle Populacional de Cães e Gatos, Jerusa Gadotti.
No evento, a gerente apresentou a atuação institucional da pasta e principais iniciativas do Estado, entre elas, o Pet Levado a Sério, o maior programa estadual de castração de cães e gatos do país. “Apresentar as ações de Santa Catarina em um evento nacional é uma oportunidade de compartilhar resultados concretos e inspirar novas políticas públicas. O Pet Levado a Sério é um exemplo de como o trabalho articulado entre Estado e municípios pode gerar impacto real na promoção do bem-estar animal e na saúde pública”, destaca a gerente de Controle de Cães e Gatos da Dibea Estadual, Jerusa Gadotti.
Para o encontro, a Dibea Estadual indicou ainda, alguns municípios do Estado para apresentar os seus cases de programas de controle populacional de cães e gatos por meio da castração, sendo escolhidos os Municípios de Porto Belo e Caçador. “A participação da Dibea Estadual nesse diálogo nacional reforça o compromisso de Santa Catarina com a causa animal. Trabalhamos para fortalecer a gestão pública voltada ao manejo populacional ético e para apoiar os municípios na construção de políticas sustentáveis e humanizadas”, pontua a diretora da Dibea Estadual, Fabrícia Rosa Costa.

A programação contou com palestras, mesas-redondas e trocas de experiências práticas, visando o fortalecimento do diálogo entre municípios e da articulação interinstitucional e reuniu especialistas, gestores públicos, universidades, entidades de proteção animal e parceiros institucionais para debater estratégias adequadas à realidade regional, compartilhar experiências de sucesso e discutir ações conjuntas que promovam bem-estar animal, saúde pública e preservação ambiental.
“O Governo de Santa Catarina, por meio do nosso governador Jorginho Mello, tem priorizado políticas inovadoras e integradas em defesa do bem-estar animal. O protagonismo da equipe da Dibea em eventos como esse mostra que estamos no caminho certo: unindo conhecimento técnico, sensibilidade e gestão eficiente para promover qualidade de vida e equilíbrio ambiental”, acrescenta o secretário da Semae, Emerson Stein.

O seminário foi realizado pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), com apoio do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC), Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Fiocruz e MARS.
A iniciativa integra uma série de encontros regionais voltados ao fortalecimento do Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos (ProPatinhas) e do Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas) e visa mobilizar e capacitar municípios para a construção e implementação de Planos Municipais de Manejo Populacional Ético, promovendo soluções integradas e sustentáveis para o controle populacional de cães e gatos.
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





