

A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba realiza, neste sábado (15), o Mutirão para Detecção da Retinopatia Diabética. O objetivo da ação é identificar alterações oculares e diagnosticar a doença precocemente, prevenindo a perda de visão de pacientes diabéticos.
A ação é organizada em parceria com a Zatti Saúde, que administra as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) por meio de convênio com a Prefeitura de Araçatuba, e a Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) de Birigui, em alusão ao Dia Mundial do Combate à Diabetes, celebrado em 14 de novembro.
Nessa quarta-feira (12), a equipe de enfermagem que participará do mutirão recebeu treinamento sobre o uso do retinógrafo portátil, aparelho cedido sem custos pela Bayer. Os atendimentos serão realizados voluntariamente pelo oftalmologista Rogério Shinzato.
ATENDIMENTOS
A expectativa é reunir 100 pessoas, que serão atendidas gratuitamente pelo médico. Os pacientes serão submetidos ao exame que verifica a retina dos olhos e identifica alterações oculares graves que precisam de cirurgia ou tratamento especializado não cirúrgico.
A equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) selecionou para o mutirão pacientes que possuem a doença há mais de 10 anos em estágio grave, como: diabetes mellitus avançada (que já fazem uso de insulina), com doença renal, retinopatia prévia e amputações dos membros inferiores por causa da doença.
O atendimento será a partir das 7h30, no Centro de Especialidades em Saúde Auxilium, na Rua Dona Ida, 1.350, no Bairro Aviação. Os pacientes deverão comparecer no horário marcado no agendamento prévio, e devem estar com um acompanhante maior de idade.
RETINOPATIA
A retinopatia diabética é uma complicação do diabetes tipos 1 e 2, que afeta os vasos sanguíneos da retina – a parte do olho responsável pela formação das imagens. Quando não tratada, pode causar visão borrada, manchas no campo visual, glaucoma, deslocamento da retina e cegueira irreversível.
Por ser uma doença silenciosa, o secretário municipal de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, ressalta que o exame oftalmológico periódico é essencial para o diagnóstico precoce. Os pacientes com alteração serão encaminhados para tratamento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Nossa proposta com este mutirão é garantir que as pessoas que possuem alguma gravidade ocasionada pelo diabetes tenham acesso a este exame, que pode evitar a perda da visão. A detecção precoce faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vida dos pacientes”, afirmou.