

O evento “SUAS, Sistema de Justiça e Escuta Especializada: Caminhos possíveis para uma trilha em construção” reuniu gestores municipais e representantes de diversos municípios do estado de Mato Grosso em um importante espaço de diálogo e capacitação intersetorial. Entre eles, a coordenadora de proteção coordenadora de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Gheuren Frasseto.
O encontro, realizado nesta quarta-feira (12 de novembro), na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), teve como principal objetivo fortalecer as ações de proteção integral a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, promovendo a integração entre as políticas públicas envolvidas.
Durante a programação, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar o debate sobre a Resolução nº 119/2023 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e sobre o marco legal da Escuta Especializada, instrumentos fundamentais para a efetivação de um atendimento humanizado e articulado às vítimas.
O evento proporcionou um ambiente de aprendizado e troca de experiências, onde foram discutidos os papéis e responsabilidades das diferentes esferas públicas, especialmente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do Sistema de Justiça, na proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes.
Com uma abordagem participativa e colaborativa, a capacitação incentivou os profissionais do SUAS, da Justiça e de outras instituições públicas a refletirem e construírem conjuntamente fluxos, protocolos e práticas integradas de atendimento, de modo a fortalecer a rede de proteção e o trabalho intersetorial nos municípios.
A coordenadora declarou que além de ampliar o conhecimento técnico e jurídico sobre o tema, o evento representou um marco no fortalecimento das políticas públicas municipais, pois contribuiu para que cada gestor e profissional presente retornasse ao seu território com novas perspectivas e estratégias para aprimorar os serviços oferecidos à população.
“Iniciativas como essa reforçam o compromisso coletivo de Mato Grosso com a promoção dos direitos humanos, a proteção da infância e a consolidação de práticas efetivas de enfrentamento à violência — construindo, passo a passo, uma trilha sólida rumo à garantia da dignidade e do cuidado integral com nossas crianças e adolescentes”, comentou Gheuren.
Texto: Semas
Fotos: Semas
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Palmas - TO Idosos do Cras Krahô e do Cras Taquaruçu aprendem sobre direitos e autocuidado em manhã de atividades nesta quinta-feira, 13
Sorriso - MT Prefeitura inicia notificações para regularização de ambulantes em Sorriso
Sorriso - MT Infraestrutura do Parque Tecnológico de Sorriso começa a sair do papel Mín. 19° Máx. 25°





