Quinta, 13 de Novembro de 2025
23°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Anúncio
Geral Sergipe

Ipesaúde promove ação alusiva ao Novembro Azul com consultas e atividades de bem-estar

Evento ocorreu na sede do instituto e reforçou a importância do olhar integral à saúde do homem

13/11/2025 às 18h02
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Iniciativa promoveu informação, cuidado e quebra de tabus / Fotos: Ascom Ipesaúde
Iniciativa promoveu informação, cuidado e quebra de tabus / Fotos: Ascom Ipesaúde

O Centro de Especialidades do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) realizou, na manhã desta quinta-feira, 13, uma ação especial alusiva ao Novembro Azul, campanha nacional de prevenção e combate ao câncer de próstata entre os homens. A iniciativa promoveu cuidado, informação e quebra de tabus, com palestra, consultas médicas e momentos de relaxamento.

Na ocasião, os beneficiários do Ipesaúde puderam participar do bate-papo ‘Quebrando o tabu: o medo e o preconceito ainda matam’, conduzido pelos urologistas Breno Amaral e Murilo Garrote, que deram orientações diretas e esclarecedoras sobre o câncer de próstata e outros cuidados essenciais que os homens devem ter. Para o médico Breno Amaral, campanhas como o Novembro Azul são oportunidades valiosas para chamar atenção para uma visão mais ampla da saúde masculina. 

“É um momento ideal para os homens voltarem a atenção para a saúde deles. E lembrar que os homens, normalmente, são mais relapsos e deixam para procurar o médico sempre no momento que o problema já está instalado. Essa campanha é exatamente o contrário, tem uma visão mais preventiva e completa sobre a saúde do homem, muito além da próstata. Lembra que existem doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes. Então, ir ao urologista é muito além de fazer só o exame antígeno prostático específico (PSA) e toque. É uma oportunidade para a gente fazer uma avaliação global da saúde”, alertou. 

Quebra do tabu

O especialista reforçou a importância do acompanhamento regular para se prevenir contra o câncer de próstata. “A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que haja um rastreamento a partir dos 50 anos. Se o homem tiver na família alguém que já teve câncer de próstata e/ou é negro, deve fazer essa investigação a partir dos 45. Mas, digo que todo homem adulto deve ter um urologista que pode auxiliar em diversos aspectos da saúde, como fertilidade, a parte sexual, performance e doenças gerais”, explicou.

Ao abordar o tema central do encontro – o tabu envolvendo os exames preventivos contra o câncer de próstata –, o médico reforçou dois aspectos importantes do debate. “Primeiro: o exame de próstata é muito simples, não muda nada na vida do paciente. Pelo contrário, vai dar a oportunidade de fazer um diagnóstico precoce e dessa maneira tratá-lo adequadamente com o mínimo de complicações possíveis. O segundo ponto é que cuidar de maneira preventiva é muito mais inteligente do que tratar já em estágio avançado. Então, procure médicos mesmo quando não sinta nada”, defendeu.

Consultas

Para ampliar o alcance da ação Novembro Azul, o instituto fez agenda extra de consultas com urologistas nesta quinta-feira, 13, com marcação prévia dos beneficiários. A ação garantiu que mais homens pudessem realizar o acompanhamento com especialistas. 

Entre os beneficiários atendidos, o sentimento foi de gratidão. Antônio Ventura dos Santos Filho, 52 anos, foi um dos atendidos. “Achei essa ação uma maravilha, uma palestra excelente, abriu a nossa mente para essa coisa do machismo, preconceito. Só agradecer a Deus e ao Ipes por essa oportunidade de estar aqui e conseguir assistir essa palestra e ter a consulta também, que vou conseguir realizar, além do coffee break. A gente está se sentindo verdadeiramente acolhido”, destacou. 

Bem-estar

Além das consultas e da palestra, o evento contou com sessões de massagem, alongamento e atividade recreativa com bola de futebol, promovendo equilíbrio entre corpo e mente. O beneficiário Vladimir Campos Nunes, 57, participou e destacou a relevância das iniciativas promovidas pelo instituto. 

“Hoje, vim para a consulta com o doutor Murilo e aproveitei para assistir essa palestra. Tem uns anos que não vou ao urologista, mas vou hoje. Para mim é muito importante o Ipes fazer uma ação como essa. Parabenizo pelo tamanho, pela grandeza, os médicos dando as informações necessárias para a gente”, afirmou. 

Compromisso 

Presente no evento, o presidente do Ipesaúde, Walter Pinheiro, reforçou que o Novembro Azul é mais um momento de fortalecer o comprometimento do instituto com a saúde dos beneficiários. “Novembro Azul aqui no Ipes é cuidado com a saúde dos homens, é a oportunidade de compartilhar conhecimento, discutir com os urologistas, profissionais que tomam conta dessa linha tão potente que é a saúde masculina. É algo de suma importância para melhorar nossos desfechos, para trabalhar com prevenção. Entendemos que a educação em saúde é fundamental, é um compromisso com a vida”, considerou

Urologista Breno Amaral
Urologista Breno Amaral
Urologista Murilo Garrote
Urologista Murilo Garrote
Beneficiário Antônio Ventura dos Santos Filho
Beneficiário Antônio Ventura dos Santos Filho
Beneficiário Vladimir Campos Nunes
Beneficiário Vladimir Campos Nunes
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários