

Marabá irá compartilhar um exemplo prático de compromisso com a sustentabilidade: o projeto Gari dos Rios, desenvolvido pelo Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM), na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, no Pavilhão Pará – Municípios. A iniciativa atua há oito anos na limpeza dos rios Tocantins e Itacaiúnas e das praias do Tucunaré e Espírito Santo, recolhendo diariamente até oito contêineres de resíduos, dependendo do período do ano. O trabalho evita que toneladas de lixo cheguem ou permaneçam na água e comprometam o meio ambiente e a beleza natural da cidade.
Com três embarcações e uma equipe que chega a 18 agentes no período de maior demanda, o projeto funciona o ano todo, de segunda a sábado no inverno e de segunda a segunda durante o verão. O lixo recolhido é transportado por barco, armazenado em contêineres e levado ao aterro sanitário, garantindo o destino correto dos resíduos. Atualmente há uma segunda equipe, com 5 servidores, que atua exclusivamente na praia Espirito Santo.


Orgulho
Entre os trabalhadores está Wellington Oliveira Lima, que há seis anos faz parte da equipe. Ele fala com orgulho sobre o impacto do trabalho no cotidiano e no futuro da cidade.
“É um serviço importante, porque manter os rios limpos significa cuidar da vida. Quando o rio está sujo, morrem peixes, tracajás e outros animais. Nosso trabalho muda isso, melhora o meio ambiente e também a imagem da cidade. Dá alegria ver o rio limpo depois que a gente termina o dia”, conta.
Wellington, nascido em Marabá, destaca sua atuação vai além do emprego, incluindo também a sensação de fazer um mundo melhor. “Nasci aqui e gosto de ver minha cidade bonita. É meu trabalho e minha missão. A gente se sente parte dessa mudança, mas precisa que a população ajude também, não jogando lixo nas praias. É um esforço que deve ser de todos.”



Impacto coletivo
À frente da equipe desde o início do projeto, o coordenador do Gari dos Rios, Jefferson Vasconcelos dos Santos, destaca que a ação se tornou uma rotina essencial para a cidade.
“Esse trabalho consiste na limpeza do meio ambiente, feito junto com a SSAM desde 2016. É muito importante para toda a comunidade e para as cidades próximas, porque mantemos nossos rios e margens limpos. Hoje, a limpeza é diária, e a quantidade de lixo varia conforme a estação. No verão, chegamos a recolher até oito contêineres por dia, o que representa várias toneladas de resíduos”, explica.
Segundo ele, os agentes, além do recolhimento dos lixos, também atuam na conscientização ambiental. “A gente não faz só a limpeza. Tentamos fazer com que as pessoas entendam a importância do nosso trabalho e nos ajudem, organizando o lixo depois de usarem as praias. Brincou, se divertiu, é só recolher o que trouxe. Isso já ajuda muito”, reforça Jefferson.



Cuidado ambiental
O projeto Gari dos Rios é uma das medidas adotadas pela Prefeitura de Marabá no que se trata de gestão de resíduos e preservação dos recursos hídricos. A ideia de levar essa experiência para a COP 30 visa reforçar o papel dos municípios amazônicos na proteção ambiental.
Segundo o secretário Benedito Evandro Barros, a presença na COP 30 reforça o papel de Marabá como cidade que cresce com equilíbrio e responsabilidade. “Levamos nossos projetos como o Parque Zoobotânico, o plano de arborização e o programa Gari dos Rios, da SSAM, para mostrar que o desenvolvimento pode caminhar junto com a preservação. Nosso foco é mostrar que a cidade pode crescer sem abrir mão do equilíbrio ambiental”, explicou.









Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio
The post COP30: Marabá compartilha experiência do Projeto Gari dos Rios na preservação do Itacaiúnas e Tocantins appeared first on Prefeitura de Marabá .
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





