

Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos – Foto: Divulgação/Epagri
Florianópolis recebe de 17 a 21 de novembro o XIII Fórum Ibero-Americano de Recursos Marinhos e Aquicultura (FIRMA). O evento reúne profissionais, pesquisadores e estudantes de diferentes países para debater e compartilhar informações em benefício da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável do setor. A Epagri é uma das organizadoras do FIRMA e terá participação de pesquisadores da empresa na programação do encontro .
Pela primeira vez o fórum será realizado em formato híbrido, com participação presencial e virtual. O evento presencial será realizado no Hotel Intercity, na SC-401, com abertura prevista para segunda-feira, às 9h, com presença de autoridades, incluindo o presidente da Epagri, Dirceu Leite, e o secretário da Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Tiago Bolan Frigo.
Na terça-feira, às 10h30, o biólogo e pesquisador da Epagri/Cedap Felipe Suplicy falará sobre o “Impacto do mexilhão invasor Mytilus galloprovincialis na maricultura em Santa Catarina”. O Estado é o maior produtor nacional de moluscos , resultado de pesquisas realizadas pela Epagri e UFSC e um intenso trabalho de extensão. Suplicy é uma referência nacional no assunto. Em 2024, palestrou na ONU sobre os benefícios ecossistêmicos e sociais da criação de mexilhões no combate à fome mundial.
Na quarta-feira, às 11h20, o pesquisador da Epagri/Cedap Guilherme Rupp apresenta os “Avanços no cultivo de pepino-de-mar: inovação para a sustentabilidade da maricultura em Santa Catarina”. Apesar de ser pouco consumido no Brasil, o pepino-do-mar é considerado uma iguaria em outros países, principalmente na Ásia, e é visto como um cultivo de grande potencial para geração de renda no litoral catarinense. Rupp é membro da comissão organizadora XIII FIRMA e na Epagri desenvolve uma pesquisa para cultivo integral do pepino-do-mar em cativeiro.
Também na quarta-feira, às 14h, o engenheiro aquícola e pesquisador Epagri Bruno Corrêa da Silva fará a mediação da sessão sobre o cultivo de peixes de água doce. Atualmente, ele concentra seu trabalho no Campo Experimental de Piscicultura da Epagri em Itajaí. Sua atuação destaca-se na área de genética e nutrição de tilápia. Santa Catarina é hoje o quarto maior produtor da espécie no Brasil. Cerca de 30 mil piscicultores produzem mais de 50 mil toneladas de peixes por ano, 80% de tilápia .
Veja mais informações no site da evento.
Por Cléia Schmitz, jornalista bolsista Epagri/Fapesc
Mais informações e entrevistas: Guilherme Rupp, membro da comissão organizadora XIII FIRMA e pesquisador do Centro de Desenvolvimento de Aquicultura e Pesca da Epagri(Cedap), fone (48) 3665-5055
Informações para a imprensa: Isabela Schwengber, assessora de comunicação da Epagri: (48) 3665-5407 / 99161-6596
Agricultura Pesquisa da Epagri aposta em bioinsumos e agricultura digital para os desafios no campo
Piauí Agricultores familiares comemoram vendas no retorno do projeto Quitanda
Agricultura e ... Renda Agricultor Familiar: projeto do Estado realiza sonho de produtores de Janiópolis
Agricultura Agricultura familiar: Governo do Estado e Epagri investem R$ 20,5 milhões no ensino agrotécnico para incentivar a permanência de jovens no campo
Tocantins Governo do Tocantins celebra 4ª posição no ranking de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário
Piauí Quitanda da Agricultura Familiar retorna neste domingo (25) com a comercialização de produtos do campo
Agricultura e ... Nova portaria da Adapar facilita a emissão da Certidão de Estabelecimento Rural
Agricultura e ... Maior produtor do Brasil, Paraná já colheu 72% da "safra das águas" do feijão
Agricultura Governador sanciona lei que protege produtores catarinenses e proíbe reconstituição de leite em pó importado em SC Mín. 19° Máx. 29°





