

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, realizou nesta quinta-feira, 13, a Oficina de Vigilância e Resposta no Pré-Caju 2025, com o intuito de capacitar e alinhar os profissionais que atuarão no atendimento assistencial e na vigilância em saúde durante o evento. A ação busca assegurar a adoção de fluxos padronizados e uma resposta rápida e eficiente a possíveis agravos e situações de risco à saúde pública.
Durante a oficina, foram abordados temas estratégicos como o manejo de intoxicação por metanol, o manejo e vigilância das violências e o fluxo de vigilância de intoxicação exógena. Esses tópicos visam preparar as equipes para lidar com situações emergenciais que podem ocorrer durante grandes eventos, garantindo a segurança e o bem-estar dos foliões e trabalhadores.
De acordo com a coordenadora do Centro de Informações de Vigilância em Saúde, Daniela Pizzi, a capacitação foi direcionada aos profissionais que irão atuar no posto médico durante o Pré-Caju. “Nosso objetivo foi padronizar os fluxos e procedimentos da vigilância epidemiológica durante o evento, garantindo uma atuação integrada e eficiente. Pois, é fundamental manter a vigilância ativa nos atendimentos realizados, mas também dar atenção ao trabalho pós-evento, que inclui a análise dos casos e notificações registradas. Essa etapa é essencial para identificar possíveis agravos e aprimorar as ações de vigilância em eventos futuros”, explicou a coordenadora.
Capacitação dos profissionais
Participaram da capacitação profissionais de saúde que irão atuar no posto médico do Pré-Caju 2025, além de técnicos das áreas de Vigilância Epidemiológica e do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Sergipe (Cievs) dos âmbitos municipal e estadual, profissionais do Ciatox e Força Estadual do SUS. Também estiveram presentes representantes da rede privada, incluindo as equipes do Hospital Primavera, Constat e Helpmed.
A coordenadora de enfermagem da Helpmed Ana Paula Alves, foi uma das participantes, e refletiu que a capacitação trouxe um tema super importante sobre a intoxicação por metanol. “O objetivo é disseminar o conhecimento entre as equipes, especialmente entre os profissionais que atuam na linha de frente, garantindo orientações precisas sobre o manejo de pacientes intoxicados. Contamos com o apoio de todos os envolvidos na divulgação desse processo educativo, sobretudo neste período que antecede eventos como o Pré-Caju, quando o consumo de bebidas alcoólicas costuma aumentar. A possibilidade de ingestão de bebidas adulteradas, que representa um risco à saúde, reforça a importância de termos equipes bem treinadas e capacitadas para oferecer o atendimento adequado a esses pacientes”, disse.
Já a enfermeira Fernanda Rodrigues contou que a oficina permitiu o alinhamento necessário para um atendimento eficiente. “A situação requer, primeiramente, o alinhamento das convocações, considerando que este é um processo de grande importância para o município. Esse alinhamento é essencial para assegurar um serviço público eficiente e de qualidade, capaz de oferecer respostas ágeis às demandas da população. Com isso, garantimos melhores condições de vida e bem-estar para todos os cidadãos”, pontuou.
Saúde estadual
A Central de Regulação das Urgências ( CRU) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) estarão à disposição da população durante todo o evento. A assistência contará, diariamente, com nove médicos, três enfermeiros, seis técnicos de enfermagem, dois condutores, quatro acadêmicos, 20 telefonistas auxiliares de regulação médica, rádio operador de frota e cinco gestores de apoio.
Além disso, também estarão presentes as Unidades de Suporte Avançado (USA) e a de Suporte Básico (USB), assim como a dupla de motolâncias que atuarão em conjunto com a Central de Regulação, garantindo o atendimento ágil e a transferência segura dos pacientes dentro da Rede de Urgência do Estado, caso haja necessidade.
Bloco da Prevenção
Com o objetivo de promover a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante o Pré-Caju 2025, o tradicional Bloco da Prevenção estará na festa, levando conscientização, saúde e diversão. A ação promovida pela SES será realizada no dia 15 de novembro, a partir das 14h, na Orla da Atalaia, e contará com a animação da cantora Maysa Reis.
A iniciativa busca sensibilizar a população sobre a importância do sexo seguro, do diagnóstico precoce e do cuidado com a saúde sexual. Durante todo o percurso, serão distribuídos preservativos masculinos e femininos, além de materiais educativos sobre prevenção e testagem das ISTs, como HIV, sífilis e hepatites virais.











São Sebastião - SP CCZ leva informação sobre mundo animal para moradores da Costa Sul
Saúde Instituto de Previdência notifica pensionistas para prova de vida anual
Tocantins Governo do Tocantins instala painéis solares no Hospital Regional de Paraíso
Tocantins Governo do Tocantins fortalece políticas de enfrentamento ao racismo na saúde durante o 1º Encontro Nacional de Educação em Saúde da População Negra
Sergipe SES realiza reavaliações médicas pós-operatórias de pacientes que participaram do mutirão de cirurgias de varizes
Amazonas Monitoramento contínuo: FVS-RCP atualiza situação das arboviroses no estado Mín. 19° Máx. 25°





