

Todo dia 14 de novembro, comemora-se o Dia Mundial do Diabetes e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) aproveita a data para reforçar a população tocantinense sobre a importância dos cuidados como a doença e adoção de um estilo de vida saudável. Dados do Sistema de Informação para Atenção Básica (Sisab) apontam que o Tocantins tem 113.548 pessoas com a doença.
A médica endocrinologista do Hospital Geral de Palmas (HGP), Thais Mahassem Cavalcante Macedo alerta que “o Dia Mundial do Diabetes é uma oportunidade de reforçar algo fundamental: o diabetes é uma condição comum, séria, mas totalmente controlável quando diagnosticada precocemente e tratada corretamente. A insulina é o hormônio responsável por permitir que a glicose entre nas células para gerar energia. Quando isso não ocorre, a glicose se acumula no sangue, levando ao diabetes. informação, prevenção e acompanhamento mudam vidas. Quanto mais cedo o diabetes é identificado, mais chances temos de evitar complicações e proporcionar qualidade de vida”.
“O diabetes é uma condição sistêmica. Quando não tratado, pode causar danos a vários órgãos, como: olhos [retinopatia, risco de perda visual]; rins [doença renal crônica]; coração e vasos sanguíneos [infarto, AVC, hipertensão, doença arterial periférica]; nervos [formigamentos, perda de sensibilidade, dor]; pele e pés [úlceras, infecções]. Mas é importante reforçar que o diagnóstico precoce e o acompanhamento adequado reduzem drasticamente esses riscos, conforme mostram as últimas diretrizes”, acrescentou a especialista.
O paciente Weedson Ribeiro conta como novos hábitos saudáveis ajudam a enfrentar a doença. "Eu era sedentário, não fazia exercício, então eu fiz uns exames, deu tudo alterado, com diabetes alterada e comecei a fazer um acompanhamento médico. Faço academia, duas, três vezes por semana e corridas praticamente diárias. Eu corro cinco, seis vezes por semana e corro 7 km, 8 km praticamente todos os dias. Então reduziu tudo. Meus exames hoje foram excelentes. Passamos dois anos acompanhando trimestralmente os exames. Agora, meus exames são feitos de seis em seis meses. E não tenho mais diabetes, não tenho mais problema de pressão, não tenho colesterol, triglicérides, tudo ótimo. Então, minha vida mudou. A água para o vinho aí mudou muito. Ela não tem mais cansaço, estou disposto, tudo 100%”, afirmou.
O Sistema Único de Saúde oferece tratamento e acompanhamento integral gratuito para a população que possui Diabetes. "No Tocantins, para ter acesso aos cuidados do diabetes, as pessoas que apresentarem algum sintoma da doença podem procurar a Unidade Saúde da família no seu território para atendimento médico ou enfermeiro. A área Técnica de Hipertensão e Diabetes da SES-TO atua no fortalecimento do processo de trabalho das equipes daAtenção Primária à Saúde nos municípios apoiando e orientando os profissionais e gestores de saúde no planejamento/organização e desenvolvimento das ações no território”, explicou a enfermeira da área Técnica Hipertensão e Diabetes da SES-TO, Narayane Diniz Silva.
Tipos de diabetes
Os principais tipos de diabetes são: Diabetes tipo 1 - Doença autoimune, em que o corpo para de produzir insulina. O tratamento é sempre com insulina. Diabetes tipo 2 - O mais comum e ocorre por resistência à insulina e/ou produção insuficiente. O tratamento envolve estilo de vida e, quando necessário, medicamentos ou insulina. Diabetes gestacional - Surge durante a gravidez e aumenta risco para mãe e bebê.
Sinais
Muitas vezes o diabetes pode ser silencioso. Porém, alguns sinais podem chamar atenção: sede excessiva, urinar muitas vezes, cansaço, perda de peso não intencional, fome aumentada, visão embaçada, infecções de repetição, feridas que demoram a cicatrizar. Ao perceber esses sintomas, é fundamental procurar um médico para avaliação. Também é indicado que pessoas com fatores de risco façam rastreamento periódico: obesidade, histórico familiar, hipertensão, alterações de colesterol, sedentarismo, histórico de diabetes gestacional.
Como prevenir?
“Segundo as diretrizes mais recentes, até 80% dos casos de diabetes tipo 2 podem ser prevenidos com mudanças de estilo de vida: alimentação equilibrada; prática regular de atividade física; sono adequado; controle do peso; redução do consumo de ultraprocessados e açúcar adicionado e abandono do tabagismo”, pontuou a endocrinologista.
Evento alusivo
Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, área Técnica Hipertensão e Diabetes da SES-TO promoverá um momento acolhedor com aroda de conversa para os servidores da saúde sobre alimentação saudável, momento relax com massagem, medição da glicemia capilar, e Hipertensão, com medição da Glicemia. O evento ocorrerá nesta sexta-feira, 14, de novembro, às 8 horas, no hall de entrada do Anexo VII.
Cuiabá - MT Prefeitura lança pesquisa de satisfação para pacientes em UPAs e Policlínicas
Cuiabá - MT Cuiabá registra queda de 66% nos casos de Covid-19 e reforça importância da vacinação
Saúde Secretaria da Saúde investe em capacitações constantes para atendimentos em emergências
Saúde Saúde digital e linha do cuidado do AVC são destaques em congresso no Paraná
São Sebastião - SP CCZ leva informação sobre mundo animal para moradores da Costa Sul
Saúde Instituto de Previdência notifica pensionistas para prova de vida anual
Tocantins Governo do Tocantins instala painéis solares no Hospital Regional de Paraíso
Tocantins Governo do Tocantins fortalece políticas de enfrentamento ao racismo na saúde durante o 1º Encontro Nacional de Educação em Saúde da População Negra
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde realiza Oficina de Vigilância e Resposta para atuação em prévia carnavalesca Mín. 17° Máx. 28°





