

O diretor-presidente da Ceasa Paraná, Eder Eduardo Bublitz, recebeu o prêmio Manager of the Year (Gestor do Ano), concedido pela World Union of Wholesale Markets (WUWM), durante conferência anual realizada em Bruxelas, na Bélgica. A entidade, que reúne mais de 200 mercados atacadistas de 50 países em cinco continentes, reconhece lideranças que se destacam por inovação, sustentabilidade e impacto no abastecimento alimentar global. Eder Eduardo Bublitz foi o primeiro brasileiro a receber a honraria.
“Estou profundamente honrado. Este prêmio é fruto do trabalho de toda a equipe da Ceasa, permissionários, produtores e transportadores, e do Governo do Paraná. Mercados bem administrados são essenciais para levar alimentos saudáveis, sustentáveis e acessíveis a todos”, declarou.
Sob comando de Bublitz, a Ceasa Paraná modernizou a logística, ampliou parcerias com agricultores locais e consolidou o programa Banco de Alimentos – Comida Boa, iniciativa da Ceasa Paraná com o apoio do Governo do Paraná que combate o desperdício e a insegurança alimentar.
A unidade de Curitiba foi a primeira do Brasil a obter a certificação ISO 14001, por seu sistema de gestão ambiental. Em 2025, o selo foi estendido às Ceasas do interior do estado, localizadas em Maringá, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu.
"O reconhecimento do trabalho feito dentro da Ceasa Paraná abre portas para parcerias internacionais, intercâmbio de práticas e atração de investimentos. Para o setor atacadista brasileiro, o prêmio reforça a importância da profissionalização e da cooperação global", complementou Bublitz.
CEASAS– A Centrais de Abastecimento do Paraná – Ceasa Paraná, empresa de economia mista vinculada ao sistema Seab, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, administra cinco unidades atacadistas em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu. São municípios considerados estratégicos para a comercialização e abastecimento de hortigranjeiros no Estado.
Operam nas cinco Ceasas do Paraná, 658 empresas permissionárias. Estão cadastrados junto aos Mercados de Produtores dessas unidades, 7.236 agricultores rurais – 1.784 ativos – que negociam diretamente suas produções em espaços próprios. São comercializados em média por ano, através das Ceasas do Paraná, cerca de 1 milhão 354 mil de toneladas de hortigranjeiros.
Segundo a Divisão Técnica e Econômica – Ditec, as frutas, verduras, hortaliças e ovos comercializados nas unidades atacadistas das Ceasas do Paraná têm sua origem na produção agrícola, vindo de 327 municípios paranaenses, e de outros 1.308 municípios de 21 estados brasileiros, além de 10 países.
As Ceasas do Paraná também dispõe de espaços específicos para a comercialização de flores, plantas ornamentais, aromáticas, medicinais, condimentares, frutíferas e insumos para jardins. Em Curitiba o Mercado de Flores tem área coberta de 1.725 metros quadrados. Os 20 permissionários ocuparam espaços entre 30 a 90 metros quadrados. O local tem ainda câmara fria, além de espaços diferenciados para café e produção de fotos e filmagens.
Agricultura Pesquisa da Epagri aposta em bioinsumos e agricultura digital para os desafios no campo
Piauí Agricultores familiares comemoram vendas no retorno do projeto Quitanda
Agricultura e ... Renda Agricultor Familiar: projeto do Estado realiza sonho de produtores de Janiópolis
Agricultura Agricultura familiar: Governo do Estado e Epagri investem R$ 20,5 milhões no ensino agrotécnico para incentivar a permanência de jovens no campo
Tocantins Governo do Tocantins celebra 4ª posição no ranking de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário
Piauí Quitanda da Agricultura Familiar retorna neste domingo (25) com a comercialização de produtos do campo
Agricultura e ... Nova portaria da Adapar facilita a emissão da Certidão de Estabelecimento Rural
Agricultura e ... Maior produtor do Brasil, Paraná já colheu 72% da "safra das águas" do feijão
Agricultura Governador sanciona lei que protege produtores catarinenses e proíbe reconstituição de leite em pó importado em SC Mín. 19° Máx. 29°





