

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está implementando o Programa Estadual de Pesquisa em Cana de Açúcar e Cachaça de Alambique, que irá contemplar aspectos agronômicos, tecnológicos, ambientais e produtivos, com foco na qualidade, produtividade, sustentabilidade e valorização da cachaça de alambique mineira.
A pesquisadora e professora da Epamig – Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (ITAP), Ana Cláudia Silveira Alexandre, explica que os trabalhos propõem uma abordagem integrada da cadeia produtiva, do cultivo da cana-de-açúcar e aperfeiçoamento do processo produtivo até a melhoria da qualidade físico-química e sensorial do produto final.
“As frentes de pesquisa voltadas à cana-de-açúcar abrangem a seleção de cultivares adaptadas aos biomas mineiros, aptas à produção de cachaça e derivados, bem como o aprimoramento de práticas de manejo fitotécnico e ecofisiológico, visando maior eficiência produtiva e sustentabilidade”, afirma.
No que se refere à produção da bebida, os estudos vão incluir a bioprospecção de microrganismos e a otimização de processos fermentativos para melhoria da qualidade e padronização da bebida; pesquisas sobre envelhecimento e maturação, com diferentes madeiras, barris e tempos de armazenamento, para agregar valor sensorial e comercial.
“Além disso, teremos pesquisas voltadas à identidade territorial das microrregiões de Minas Gerais, de modo a promover a diferenciação e a valorização dos terroirs mineiros e o desenvolvimento de novos produtos e derivados da cana e da cachaça, estimulando a diversificação e a inovação tecnológica no setor”, destaca Ana Cláudia.
Ensino e transferência de tecnologias
Uma unidade referência para produção de cachaça de alambique, o Alambique-Escola, será implantada na Epamig ITAP, e deve iniciar as fases executivas em 2026. A ação, junto à Emater-MG , atende a uma demanda do Estado, identificada pelo Diagnóstico Perfil dos empreendimentos de cachaça de alambique do estado de Minas Gerais – 2023, realizado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A pesquisa, que contou com a participação de 21% dos estabelecimentos registrados no Estado, revelou que cerca de 40% desses estabelecimentos não recebem nenhum tipo de assistência técnica, seja para a produção de cana-de-açúcar ou para a fabricação da bebida.
“Esses dados reforçam a demanda por maior orientação técnica aos produtores e evidenciam a importância de uma estrutura como o Alambique-Escola, que oferecerá suporte contínuo, capacitação prática e condições para aprimorar a qualidade da cachaça, contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva”, ressalta Ana Cláudia, lembrando que a pesquisa para o Diagnóstico de 2025, pode ser respondida por meio deste formulário.
Cachaças de Minas
Minas Gerais é líder na produção de cachaça de alambique no Brasil e o maior produtor da bebida no país. No entanto, há poucas informações sobre o volume total da produção, classificação dos empreendimentos, mão de obra adotada, tipo de assistência técnica, realização de análise laboratorial da bebida, perfil dos responsáveis técnicos, dentre outras, o que motivou o diagnóstico.
“O estudo colhe dados relativos à produção, agroindústria, comercialização, tributação, mão-de-obra e plantio de cana. É bem completo para conseguirmos entender a cadeia como um todo e embasar o investimento em políticas públicas que conversem com a realidade”, afirma a diretora de Comercialização e Mercados da Seapa, Sandra Regina Carvalho dos Santos.
Agropecuária Dia Mundial do Queijo: atuação do IMA garante procedência, segurança e valor à iguaria mineira
Agropecuária Dia Mundial do Queijo: em Minas, agroindústrias familiares produziram 43 mil toneladas em 2025
Agropecuária Governo de Minas abre consulta pública sobre o trânsito de animais no estado
Agropecuária Exportações do agronegócio mineiro alcançam US$ 19,8 bilhões em 2025 e atingem novo recorde
Agropecuária Minas Gerais tem inscrições abertas para eventos de estímulo à inovação tecnológica no agro
Agropecuária Feiras livres geram renda para agricultores de quase 700 municípios mineiros
Agropecuária Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais reestrutura Programas Estaduais de Pesquisa
Agropecuária Circuito Frutificaminas encerra o ano com 1,5 mil participantes nos eventos da Emater
Agropecuária Minas investe em laboratório para ampliar controle da qualidade de bebidas alcoólicas Mín. 16° Máx. 23°





