Sexta, 14 de Novembro de 2025
19°

Parcialmente nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Cidades Araçatuba - SP

Araçatuba promove encontro regional para debater questão étnico-racial no Sistema Único de Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Araçatuba, por meio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), promoveu nesta ...

14/11/2025 às 19h05
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Araçatuba - SP
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Araçatuba - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de Araçatuba - SP

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Araçatuba, por meio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), promoveu nesta sexta-feira (14), no Edifício Siran, um encontro regional para discutir a questão étnico-racial no Sistema Único de Assistência Social (Suas).

O evento reuniu cerca de 150 profissionais do Suas de 34 municípios que integram a Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads Alta Noroeste), visando fortalecer a articulação entre as cidades e qualificar o atendimento prestado à população mais vulnerável.

Participaram da abertura a vice-prefeita Nice Zucon, a presidente da Câmara, Edna Flor, a secretária de Assistência Social e Participação Cidadã, Marianne Fornageiro, o diretor da Drads, Thiago Agenor dos Santos Lima, a coordenadora da seccional de Araçatuba do Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo (Cress-SP) Roseli Carneiro, e o presidente do Compir, Fernando Dalton da Silva Melo.

DIÁLOGO E REFLEXÃO

O objetivo do evento foi criar um espaço de diálogo e reflexão sobre os desafios enfrentados pela política de assistência social na promoção da equidade racial e no enfrentamento das desigualdades históricas que afetam o atendimento às populações negras, indígenas e comunidades tradicionais.

Representando o Conselho Regional de Psicologia – subseção de Bauru, a psicóloga Letícia Marinhos ministrou a palestra “Letramento Racial no Suas: reflexões para uma prática ética e comprometida”, onde discutiu como as subjetividades se constituem a partir de contextos históricos, culturais e sociais.

“A apresentação propôs uma reflexão sobre como as relações raciais se expressam no cotidiano e na prática profissional, convidando os presentes a ampliarem o olhar e a escuta para as manifestações, muitas vezes inconscientes, do racismo”, afirmou.

RACISMO ESTRUTURAL

O evento também contou com a contribuição de Júlio Cézar de Andrade, da assessoria do Cress-SP. Ele abordou como o Suas se articula com as questões raciais no Brasil, especialmente no enfrentamento ao racismo estrutural que afeta a população negra.

“Compreender como o Sistema Único de Assistência Social se articula com as questões étnico-raciais no País é importante para promover o enfrentamento ao racismo estrutural, por meio de políticas públicas, ações afirmativas e práticas de proteção social”, destacou.