

Atividades iniciaram nesta sexta-feira (14/11) e incluem palestras sobre prevenção às queimadas e ao desmatamento

FOTO: Divulgação/Ipaam
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) estará, até o dia 21 de novembro, realizando ações de educação ambiental em escolas da rede estadual e municipal de Canutama (a 619 quilômetros de Manaus). As atividades começaram nesta sexta-feira (14/11) e incluem palestras sobre prevenção às queimadas e ao desmatamento, conduzidas pelo técnico da Gerência de Educação Ambiental (Geam), Gilmar Ribeiro.
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destaca que a iniciativa reforça o compromisso do Instituto com a educação ambiental em todas as regiões do estado.
“Continuamente, o Ipaam, por meio da Gerência de Educação Ambiental, leva conhecimento às escolas da capital e do interior, sensibilizando crianças e jovens sobre o cuidado com a natureza e a importância da conservação da fauna e da flora. Trata-se de um investimento a médio e longo prazo, que cultivamos no coração dessas crianças e adolescentes”, afirmou Picanço.
A coordenadora Gerência de Educação Ambiental, Therezinha Melo, ressalta a abrangência do trabalho desenvolvido. “O Ipaam realiza, todos os meses, atividades educativas em municípios do interior do Amazonas. As ações nas escolas cumprem um papel estratégico no enfrentamento aos crimes ambientais. Levar informação às novas gerações é garantir que o futuro da floresta esteja em mãos mais conscientes e preparadas”, afirmou.
Programação
As atividades contemplam diversas unidades de ensino ao longo da semana. As atividades iniciaram hoje (14/11), na Escola Estadual Frei Isidoro Irigoyen, das 8h às 9h, com retorno das 14h às 15h. No dia 17 de novembro, as ações seguem para a Escola Municipal Francisco Ananias, das 8h às 9h. Na terça-feira (18/11), a equipe estará na Escola Municipal Gibraltar, na zona rural, com palestras das 8h às 9h e das 14h às 15h.
No dia 19 de novembro, a Escola Estadual Tancredo Neves recebe atividades nos turnos da manhã e tarde, das 8h às 9h e das 14h às 15h. No dia 20, as palestras serão realizadas na Escola Municipal Maria Aldenora, das 8h às 9h, e na Escola Municipal Lucas Amorim, das 14h às 15h. Encerrando a programação, no dia 21 de novembro, haverá participação na Rádio Comunitária de Canutama, das 9h30 às 10h30, com orientações à população sobre prevenção às queimadas e ao desmatamento.
De acordo com o Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP/Ipaam), o município de Canutama registrou, em 2024, 1.081 focos de calor. Em 2025, até a manhã desta sexta-feira (14/11), foram contabilizados 346 focos, indicando tendência de redução e reforçando a importância das ações preventivas e educativas.
Os dados são do Programa de Queimadas (BD Queimadas), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), monitorados pelo Ipaam e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
Denúncias
O Ipaam reforça que denúncias ambientais podem ser feitas à Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa), pelo WhatsApp (92) 98557-9454. As ações de fiscalização seguem intensificadas para coibir práticas irregulares e proteger a biodiversidade.
Piauí Piauí desponta entre os estados mais transparentes do país no combate ao desmatamento
Marabá - PA COP30: Marabá compartilha experiência do Projeto Gari dos Rios na preservação do Itacaiúnas e Tocantins
Piauí Semarh fortalece comitês e leva consciência ambiental para escolas do Piauí
Marabá - PA COP30: Projeto Gari dos Rios leva experiência de Marabá em preservação dos rios à conferência do clima
Meio Ambiente Trilha Brigadeiro do Caparaó integra Rede Nacional e reforça turismo sustentável em Minas Gerais
Meio ambiente Governo emite licenças ambientais para ampliação industrial em Carlos Barbosa e para construção de oceanário em Gramado
Meio Ambiente Dibea Estadual apresenta iniciativas do Governo de Santa Catarina em bem-estar animal em evento nacional de políticas públicas para o segmento
Meio ambiente Governo do Estado inicia coletas para análise da qualidade da água em balneários
Marabá - PA Meio Ambiente: Semma investiga mortandade de peixes no Rio Taurizinho Mín. 17° Máx. 28°





