

As atividades educativas contra a dengue ganham força em toda a rede municipal de ensino durante o mês de novembro, em um trabalho conjunto das Secretarias de Educação e de Saúde. O objetivo é reforçar o aprendizado sobre maneiras de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.
As unidades de ensino desenvolvem o tema de forma contínua e participativa ao longo de todo ano, mas as iniciativas são intensificadas ao longo do mês de novembro e contam com a participação de representantes da Saúde.
Entre as ações realizadas em novembro estão rodas de conversa, produções artísticas, jogos educativos, campanhas de conscientização e parceria com agentes de saúde. Os alunos também produzem cartazes, panfletos e vídeos com orientações de prevenção, além de participar de vistorias nos espaços escolares e das chamadas “patrulhas contra a dengue”, que ajudam a manter os ambientes limpos e livres de água parada (veja detalhes ao fim do texto).
As atividades são planejadas por professores de todas as etapas de ensino e envolvem famílias e a comunidade, ampliando o alcance das informações. Em algumas escolas, os estudantes atuam como “detetives da dengue”, monitorando possíveis criadouros e registrando boas práticas, enquanto outras promovem palestras em parceria com as Unidades Básicas de Saúde.
As ações educativas sobre o combate à dengue estão previstas na Resolução nº 34/2024 da Secretaria Municipal de Educação, que determina a realização de duas semanas temáticas anuais sobre o tema, uma em março e outra em novembro, integrando o planejamento pedagógico das escolas.
A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, participa também da Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes aegypti, com ações em toda a cidade entre os dias 10 e 14 de novembro. A campanha envolve as secretarias de Cultura, Educação, Meio Ambiente, Trânsito, GCM, Defesa Civil e Emurb, com o objetivo de reforçar a prevenção e o combate ao mosquito, além de alertar sobre o aumento de acidentes com escorpiões nesta época do ano.
Rio Preto é uma das cidades contempladas pelo Ministério da Saúde com a vacina contra a dengue. O imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e é aplicado em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.“É uma vacina segura, eficaz e que protege contra os quatro sorotipos da dengue. A vacinação é uma das nossas principais estratégias de prevenção e complementa o trabalho de controle do vetor”, destacou a gerente de imunização, Michela Barcelos.





Alagoinhas - BA Oficina prepara expositoras para Feira de Empreendedorismo em Alagoinhas
Lucas do Rio Verde Prefeitura de Lucas do Rio Verde firma convênio com o Governo do Estado para construção da nova Creche Menino Jesus
Alagoinhas - BA Cerest Alagoinhas é reconhecido nacionalmente
Araçatuba - SP Atendimento domiciliar: O cuidado que chega até quem mais precisa
Petrolina - PE Prefeitura de Petrolina abre processo seletivo com 72 vagas para reforçar a rede de Assistência Social
Araçatuba - SP Araçatuba promove encontro regional para debater questão étnico-racial no Sistema Único de Assistência Social
Sorriso - MT Movimento pela Vida promove caminhada beneficente em prol do Hospital do Câncer
Sorriso - MT Parlamentar pede manutenção dos banheiros públicos em praça do Jardim dos Ipês, em Sorriso
Petrolina - PE Prefeitura monta pontos estratégicos para vacinação antirrábica no final de semana em Petrolina Mín. 17° Máx. 28°





