

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa) e em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), iniciou, nesta segunda-feira (17), a capacitação dos profissionais das Vigilâncias Sanitárias Municipais (VISA’s) que compõem o Território Vale do Sambito. O evento está sendo realizado no município de Valença.
A capacitação tem como objetivo qualificar esses profissionais para as ações de inspeção e fiscalização sanitária nos municípios, abordando temas fundamentais para a atuação das equipes, como as boas práticas em serviços de estética, drogarias, salas de vacina, endoscopia, dentre outras.

Os debates relacionados à Segurança do Paciente e à Saúde do Trabalhador também fazem parte da programação, reforçando a importância da atuação integrada e vigilante nesses dois eixos fundamentais para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde.
A metodologia integra aulas teóricas e práticas, nas quais os profissionais têm a oportunidade de vivenciar situações reais de inspeção, o que contribui para uma atuação mais segura, técnica e eficiente.
Na capacitação, ainda está sendo abordada a importância da notificação de Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho (DARTs), um dos indicadores do Programa de Desenvolvimento Humano (PDH). A correta identificação e o monitoramento desses agravos são essenciais para o fortalecimento da saúde do trabalhador, contribuindo para o planejamento e execução de políticas públicas mais eficazes.
Tocantins Hospital Regional de Augustinópolis realiza mutirão de exames de endoscopia
Saúde Com 53 milhões de doses aplicadas, vacinação contra a covid-19 em Minas completa cinco anos
Saúde AVISO DE PAUTA: Estado inaugura reforma do setor de Reanimação no Hospital Regional de São José Mín. 17° Máx. 23°





