

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) e do Pronto Atendimento e Tratamento Animal (PATA), segue realizando até o final deste ano a campanha Sangue Bom pra Cachorro. A iniciativa, idealizada pelo serviço, tem o objetivo de formar um banco de dados com os cães saudáveis aptos a doar sangue.
Após uma avaliação clínica com os veterinários o procedimento de coleta do sangue é realizado. Ao final da doação, o pet recebe um Certificado de Coragem, que é um reconhecimento simbólico por contribuir com a vida de outro cão.
A médica veterinária Myriam Id, responsável técnica pelo PATA, incentiva a doação e explica que as bolsas de sangue podem ser armazenadas por aproximadamente 30 dias. “Por isso, o banco possui um cadastro com os candidatos a doador, para sempre que existir a necessidade de utilização, tenhamos em estoque ou possamos entrar em contato para executar o procedimento”, disse a veterinária.
Nesta sexta-feira (14/11), as irmãs caninas Sophie, da raça Poodle, com aproximadamente 15 anos, e Kiara, uma Husky Siberiana com Malamute do Alaska, de 2, foram receber seus certificados e o carinho da equipe humana do PATA, que acompanhou a luta pela vida dos dois cães.
“Sophie estava com uma anemia profunda, ainda está tomando remédios, mas a doação foi essencial, logo após ela já saiu bem”, disse a servidora pública aposentada, Flávia da Conceição, 53, que possui 13 cães. “Tive um surto de gripe canina em casa recentemente, mas agora estão todos bem”, completou Flávia.
E no reencontro com a equipe do PATA não faltou alegria entre as cadelas. “Ela deu trabalho foi para a equipe, pois tudo ela acha que é brincadeira”, relembrou Flávia sobre Kiara, que só se comportou para o seu ‘dia de celebridade’ mediante um petisco canino.
#PraTodosVerem:As irmãs caninas Sophie e Kiara foram receber seus certificados de participação na Campanha Sangue Bom pra Cachorro na sede do PATA, no Centro. Fim da descrição.
Tocantins Hospital Regional de Augustinópolis realiza mutirão de exames de endoscopia
Saúde Com 53 milhões de doses aplicadas, vacinação contra a covid-19 em Minas completa cinco anos
Saúde AVISO DE PAUTA: Estado inaugura reforma do setor de Reanimação no Hospital Regional de São José Mín. 17° Máx. 23°





