

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) informa que está acompanhando de forma permanente a situação da Lagoa do Portinho, após a circulação de vídeos que sugerem redução acentuada do volume de água e possíveis desvios no local.
Técnicos da Semarh realizaram, recentemente, ações de monitoramento e fiscalização na área e constataram que as variações observadas no nível da lagoa estão, em grande parte, relacionadas ao ciclo hídrico natural da região. Até o momento, não foram identificadas anormalidades graves que indiquem seca extrema ou intervenção indevida.

O secretário da Semarh, Feliphe Araújo, reforça que o acompanhamento seguirá intensificado. “Nossos técnicos avaliaram a Lagoa do Portinho e verificaram que a redução de água decorre, majoritariamente do ,comportamento natural do ciclo hídrico. Neste momento, não há indicação de problema grave. Continuaremos com monitoramentos frequentes ao longo de novembro e dezembro, garantindo responsabilidade, transparência e o cuidado necessário com este importante recurso ambiental”, afirma o gestor.
A Semarh destaca ainda que qualquer denúncia relacionada à área pode ser encaminhada diretamente à Polícia Ambiental, pelo telefone 190, assegurando resposta célere e os devidos encaminhamentos.

Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





