

O objetivo da ação é reduzir o tempo de espera para pacientes diagnosticados com câncer de pele


Nos dois dias de intensificação de cirurgias dermatológicas na Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), sexta-feira (21/11) e sábado (22/11) foram atendidos 85 pacientes que passaram por procedimentos.
A maioria, cerca de 90%, é portador de lesão de câncer de pele. A ação, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), faz parte do mutirão Opera+ Amazonas.
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a intensificação de cirurgias continua até o final do ano. “Estamos ofertando para além do que já está previsto na rotina da unidade, com o objetivo de reduzir o tempo de espera dos pacientes da Fundação Alfredo da Matta que aguardam por uma cirurgia”, disse.


O diretor-presidente da Fuham, Carlos Chirano, considerou positivo o resultado final da ação, pelo número de cirurgias realizadas. “Estamos felizes com o resultado, em busca de cumprir as metas estabelecidas. Até o final do programa, no mês de dezembro, vamos chegar a 500 cirurgias”, afirmou.
Trabalho extra
Para realizar os dois dias de mutirão, a Fuham mobilizou cerca de 40 profissionais, entre médicos dermatologistas, enfermeiros, técnicos e pessoal de apoio administrativo, informática, manutenção e farmácia. Na sexta-feira, primeiro dia de atendimento, 42 pacientes passaram pelo centro cirúrgico da Fuham. Além do atendimento relativo ao procedimento, os pacientes receberam medicação pós-cirúrgica na Farmácia Especializada.

Por volta das 15h30, uma das últimas pacientes a sair do centro cirúrgico foi a dona de casa Zélia da Costa de Souza, de 63 anos. Ela se mostrou surpresa porque, desde o dia em que foi diagnosticada com a lesão maligna, levou cerca de 20 dias para chegar à mesa de cirurgia. “Eu queria agradecer a Deus, em primeiro lugar, e a todas as pessoas daqui que me trataram bem. Eu fui logo chamada e foi realizada a cirurgia”, comemorou Zélia.
Amazonas Governo Presente: SES-AM faz mais de 1,8 mil atendimentos no Lago Azul, neste sábado
Amazonas Governo Presente: Ação da FVS-RCP amplia proteção contra HIV, sífilis e ISTs
Saúde Santa Catarina alerta para a importância da vacinação diante de aumento de casos de meningite
Saúde Inteligência georreferenciada mantém Paraná livre de casos locais de febre amarela
Cuiabá - MT Prefeitura de Cuiabá intensifica ações de combate ao Aedes aegypti e reforça mutirões em toda a cidade
Amazonas Opera+ Amazonas: SES-AM intensifica cirurgias dermatológicas na Fundação Alfredo da Matta, neste fim de semana Mín. 18° Máx. 26°





