

O Coral das Mil Vozes emocionou o público, na noite de segunda-feira (24), em uma apresentação que marcou a retomada do projeto, ausente desde 2017. O espetáculo é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), reunindo estudantes de dez escolas da rede estadual, que passaram seis meses em formação vocal e musical.
Durante esse período, os alunos participaram de aulas de canto e técnica vocal ministradas por professores da Escola Estadual de Música Possidônio Queiroz. A apresentação teve regência do maestro Pedro Furtado e repertório composto por canções natalinas.
Segundo a diretora da Escola Estadual de Música Possidônio Queiroz, Gislene Danielle, o retorno do Coral das Mil Vozes representa a concretização de um grande esforço coletivo. “Foi um momento esperado desde agosto. Esses alunos viveram uma jornada musical intensa e muito bonita. Eles cantaram com o coração e superaram todas as expectativas. Estou imensamente feliz com o resultado”, destacou.

A professora de canto da Possidônio Queiroz, Maria da Cruz, celebrou o simbolismo pessoal de participar do momento. “Há mais de 20 anos, eu estava nesta mesma escadaria cantando como essas crianças. Reviver isso agora é um sonho. O Natal é união e paz e elas conseguiram transmitir esse sentimento. A cultura é essencial para nossas vidas e hoje mostramos que ela está mais viva do que nunca em Teresina”, afirmou.
A apresentação integra a programação do Natal de Sonho & Luz, iniciada na última quarta-feira (19), que trouxe ao Centro de Teresina decoração especial, concertos e atrações culturais.
Para o secretário de Estado da Cultura, Rodrigo Amorim, o sucesso do Coral das Mil Vozes simboliza a força da parceria entre Cultura e Educação. “Abrimos a decoração natalina do Karnak e da Avenida Antonino Freire com esse maravilhoso espetáculo. Mil estudantes cantando no adro da Igreja São Benedito dão vida ao nosso Natal. Agradeço ao governador Rafael Fonteles e ao secretário Washington Bonfim pela confiança e apoio para fazer deste um dos maiores natais do Brasil”, ressaltou.

Entre os jovens participantes, a estudante do 3º ano do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Maria de Lourdes Rebelo, Maria Rita Fontenele, expressou a alegria de fazer parte do projeto. “Foram seis meses de muito treino e dedicação para apresentar um coral perfeito. Descobrimos talentos que nem imaginávamos ter. Mostrar isso ao público, ainda mais no Natal, é a melhor experiência que poderíamos viver”, relatou.

O maestro Pedro Furtado também comemorou o retorno do projeto. “O Coral das Mil Vozes é fundamental para musicalizar crianças da rede pública. A música promove disciplina, atenção, autoestima e realização pessoal. Espero que esta retomada seja apenas o primeiro passo para a continuidade do projeto nos próximos anos”, concluiu.
Participaram do projeto estudantes dos seguintes Cetis: Benjamim Baptista, Professor Darcy Araújo, Didácio Silva, José Pacífico, Lourdes Rebelo, Maria Melo, Modestina Bezerra, Padre Joaquim Nonato, Solange Viana e Zacarias de Góis | Liceu Piauiense.

Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões
Cultura Obras do MON em Vila Velha e novas oficinas estão na agenda cultural pós-Carnaval
Amazonas Cinema de Arte fortalece produção audiovisual local com exibição gratuita no Cine Teatro Guarany Mín. 20° Máx. 28°





