

Um dos prédios mais emblemáticos de Teresina está prestes a ganhar uma nova história. O Cine Rex, que atravessou gerações na Praça Pedro II, será revitalizado e transformado na Escola Estadual de Audiovisual, espaço que vai unir formação técnica, criação artística e a retomada do cinema público no coração da cidade. O anúncio foi feito pelo Governador Rafael Fonteles, ao lado dos secretário da Educação, Washington Bandeira, e da Cultura, Rodrigo Amorim, durante a abertura da decoração natalina da Avenida Antonino Freire e dos jardins do Palácio de Karnak, nessa segunda-feira (24).
O Governador Rafael Fonteles destacou o impacto que o novo equipamento terá na formação cultural do Estado. “O Rex é um símbolo afetivo que agora volta a pulsar com força. Estamos transformando o espaço na melhor escola pública de audiovisual do Brasil e dando oportunidade para nossos jovens criarem, produzirem e ocuparem a economia criativa”, afirmou.

O projeto inclui a recuperação das salas originais, a reabertura da sala de cinema e a construção de novos ambientes voltados ao ensino e à prática audiovisual. A escola terá salas de aula, laboratórios, estúdios, camarins, biblioteca especializada e ilhas de edição. A sala principal volta com capacidade para 199 pessoas e o prédio, totalmente revitalizado, será capaz de atender cerca de 840 estudantes por ano em cursos técnicos e formações de curta duração.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, reforçou que a criação da escola faz parte da estratégia de ampliar áreas de formação criativa na rede estadual. “O Piauí vai abrir mais uma porta para formação profissional para os nossos rstudantes. O Cine Rex vai ser uma escola viva, onde a juventude aprende na prática, cria e transforma. Democratizar o acesso ao cinema também é democratizar oportunidades”, afirmou.

A nova Escola Estadual de Audiovisual vai oferecer cursos técnicos, como: Produção de Áudio e Vídeo, Cinema, Rádio e TV, Fotografia e Sonorização. Além deles, haverá cursos de curta duração para quem busca entrar rapidamente no mercado, entre eles: Operador de Câmera, Editor de vídeo, Técnico de som, Iluminador de eventos e Roteirista para audiovisual.
O secretário da Cultura, Rodrigo Amorim, ressaltou o impacto simbólico e formativo do projeto. “O Rex vai voltar para as mãos do povo. Volta como memória, volta como cinema e volta como formação. Esse equipamento vai revelar talentos e fortalecer a identidade cultural do Piauí”, disse.

Para marcar o momento, a Secretaria da Educação levou para a Praça Pedro II uma sessão de cinema ao ar livre com filmes produzidos por estudantes da rede pública estadual, durante o curso técnico de Audiovisual do projeto Cinema na Escola. A praça ficou lotada de jovens, famílias e curiosos que assistiram às produções e celebraram a nova fase do Cine Rex.
“Ver esses filmes aqui, na praça, feitos pelos próprios estudantes, mostra como faz diferença ter um cinema público e um espaço onde a gente se reconhece na tela. Muito importante que os estudantes tenham oportunidade de desenvolver essa habilidade de gravar, de contar histórias e descobrir que eles também podem fazer cinema. É muito especial ver isso ganhar vida de novo”, destacou a estudante Francisca Sousa, do Centro de educação de Jovens e Adultos (Ceja) professora Angelina de Moura Leal.

Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões
Cultura Obras do MON em Vila Velha e novas oficinas estão na agenda cultural pós-Carnaval
Amazonas Cinema de Arte fortalece produção audiovisual local com exibição gratuita no Cine Teatro Guarany Mín. 20° Máx. 28°





