Segunda, 19 de Janeiro de 2026
19°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Saúde Sergipe

Hemose celebra Dia Nacional do Doador de Sangue com reconhecimento a voluntários e parceiros

Ação reuniu doadores de diversos municípios que fazem da doação um gesto constante de amor

26/11/2025 às 09h50
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Evento reforçou a importância da doação para pacientes atendidos diariamente / Fotos: Ascom FSPH
Evento reforçou a importância da doação para pacientes atendidos diariamente / Fotos: Ascom FSPH

O Hemocentro de Sergipe (Hemose), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), realizou nesta terça-feira, 25, uma celebração especial em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue. O evento reuniu doadores, servidores e representantes de grupos de vários municípios sergipanos, que contribuem para a manutenção dos estoques da unidade. Durante a solenidade, foram entregues troféus e certificados a doadores e parceiros, em reconhecimento àqueles que fazem parte da história e do fortalecimento contínuo do hemocentro.
 
A superintendente do Hemose, Fernanda Kelly Fraga, destacou que a doação voluntária é um ato de amor que salva vidas e não possui substituto. “O hemocentro abastece mais de 37 unidades de saúde do estado e só consegue manter a regularidade do estoque graças ao compromisso dos grupos, associações e mobilizadores que atuam ao longo dos anos”, afirmou.
 
O diretor-geral da Fundação de Saúde Parreiras Horta, Charles Leal, também agradeceu aos voluntários. "O Hemose é fruto da contribuição diária dos doadores. A transfusão de sangue só é possível porque existe uma rede disposta a ajudar o próximo”, enfatizou.

No evento, a gerente de Captação, Rozeli Dantas, agradeceu pelo empenho dos doadores e líderes de campanhas. “Toda a equipe do Hemose, da portaria à coleta, merece reconhecimento. Agradeço também a presença constante de cada voluntário”, ressaltou.

Doadores

O doador Bruno Santos Andrade, cabeleireiro do município de Capela, região leste do estado, contou que começou a doar em 2023, incentivado por amigos. “Saber que posso ajudar pessoas conhecidas ou não é motivo de alegria e gratidão. Fico muito feliz em poder contribuir com esse gesto de solidariedade”, relatou.

Já o doador David Martin Mendonça, do município de Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju, destacou que iniciou sua trajetória aos 18 anos e que, recentemente, passou a doar por aférese após se interessar pelo procedimento. “Com a saúde em dia, qualquer pessoa pode contribuir e ajudar ainda mais o próximo”, afirmou.

Cynthia Fernanda Santos do Carmo, de São Cristóvão, município da Grande Aracaju, acumula 75 doações desde os 19 anos. “Comecei a doar por incentivo da igreja e hoje estímulo estudantes e colegas a seguirem o mesmo caminho. Doar sangue é um gesto que não se vende, se oferece. Saber que ajudei a salvar vidas é uma grande satisfação”, declarou.

Mais do que celebrar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, o evento enfatizou a importância da solidariedade contínua, reforçando que cada gesto de doação sustenta a esperança de milhares de pacientes atendidos diariamente. A celebração também renovou o compromisso coletivo de fortalecer a cultura da doação, incentivando que mais pessoas se engajem nessa missão essencial para a saúde pública.

Superintendente do Hemose, Fernanda Kelly Fraga
Superintendente do Hemose, Fernanda Kelly Fraga
Diretor-geral da Fundação de Saúde Parreiras Horta, Charles Leal
Diretor-geral da Fundação de Saúde Parreiras Horta, Charles Leal
Gerente de Captação, Rozeli Dantas
Gerente de Captação, Rozeli Dantas
Doador Bruno Santos Andrade
Doador Bruno Santos Andrade
Doador David Martin Mendonça
Doador David Martin Mendonça
Doadora Cynthia Fernanda Santos do Carmo
Doadora Cynthia Fernanda Santos do Carmo
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários