

Encontro reúne os estados, para estimular os profissionais a promover uma escuta cada vez mais qualificada

Foto: Adrielle Menezes / SES-AM
Representantes da Ouvidoria da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) participam, até esta quarta-feira (26/11), da Oficina Regional de Implantação e Implementação de Ouvidorias do SUS – Região Norte 2, promovida pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manaus. O evento, que começou na terça-feira (25/11), tem como objetivo fortalecer as práticas de gestão participativa no SUS e ampliar a atuação das ouvidorias na região.
Realizado no Comfort Hotel Manaus, Distrito Industrial I, zona sul de Manaus, o encontro reúne gestores e ouvidores para debates e trabalhos em grupo sobre estratégias de implantação e aprimoramento de Ouvidorias do SUS. As ouvidorias funcionam como canais de escuta, acolhimento e manifestação dos usuários dos serviços de saúde.
A oficina integra o projeto “Fortalecimento da Gestão, da Participação Social e das Ouvidorias do SUS”, desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), em parceria com a Ouvidoria-Geral do SUS (OuvSUS/MS), sob coordenação da pesquisadora Rosa Souza.
A secretária executiva de Controle Interno da SES-AM, Kamila Pinheiro, que representou a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, no evento, destaca que o encontro contribui para aprimorar a participação social e fortalecer os mecanismos de gestão pública. “A Ouvidoria é o principal canal de fala do usuário. É por meio dela que recebemos demandas e conseguimos avaliar as políticas públicas, identificando melhorias necessárias em cada etapa da gestão”, afirmou.

Foto: Adrielle Menezes / SES-AM
Nos últimos anos, disse ela, a SES-AM fortaleceu a rede de ouvidorias no estado. “Essas trocas com outros estados trazem experiências que enriquecem nosso processo de trabalho e estimulam práticas inovadoras para o sistema de saúde do Amazonas”, ressaltou.Além do Amazonas, participam representantes dos estados do Acre, Roraima e Tocantins, reforçando o caráter integrado e regional da iniciativa.
A coordenadora nacional do projeto, Rosa Maria, ressalta que o objetivo é estimular os profissionais a promover uma escuta cada vez mais qualificada. “A Fiocruz, em parceria com a Ouvidoria-Geral do SUS, promove este encontro para fortalecer o papel das ouvidorias, dando mais voz à população e estreitando a relação entre usuários e gestão pública”.


O Amazonas também foi representado no evento pela representante da Ouvidoria Estadual do SUS, Ruth Dias; pelo coordenador geral de Gestão da Informação em Ouvidorias do SUS, Leonardo Maia; pela representante no Conselho Nacional de Saúde, Neide Barros; pela chefe do Departamento e Controle Social da Controladoria Geral do Estado, Larissa Monteiro; e pela ouvidora da Secretaria Municipal de Saúde, Maisa Rocha.
A participação do Amazonas na oficina reforça o compromisso da SES-AM em capacitar os profissionais para uma escuta qualificada que contribui para uma gestão pública mais transparente.
Saúde AVISO DE PAUTA: Estado inaugura reforma do setor de Reanimação no Hospital Regional de São José
Saúde Rio leva vacinação a parques e aeroportos até 12 de fevereiro
Cuiabá - MT Prefeitura de Cuiabá fortalece cuidado com a saúde mental por meio de práticas integrativas
Amazonas Fundação Alfredo da Matta abre campanha Janeiro Roxo com busca ativa de novos casos de hanseníase
Amazonas Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde no Médio Solimões e amplia ações de saúde no interior
Amazonas Sepet resgata animal vítima de maus-tratos no Residencial Eliza Miranda, em Manaus Mín. 17° Máx. 23°





