

O serviço de saúde pública ganhou um reforço nesta quinta-feira (27) com a inauguração do Hospital Estadual Costa dos Coqueiros, na divisa entre os municípios de Camaçari e Lauro de Freitas, na altura de Busca de Vida. O investimento em obras e equipamentos é de R$ 30,4 milhões.
Primeiro hospital de transição e longa permanência do Brasil, a unidade foi concebida para acolher pacientes que já receberam alta hospitalar, mas ainda precisam de cuidados contínuos, reabilitação e suporte especializado antes do retorno ao ambiente domiciliar.
Dispondo de 90 leitos de internação de média complexidade — sendo 60 voltados a pacientes em reabilitação clínica e 30 destinados a condições crônicas complexas, incluindo pelo menos dez leitos para pessoas com osteomielite — o equipamento oferecerá atendimento ininterrupto e contribuirá diretamente para desafogar demandas específicas, como as do Hospital Geral de Camaçari (HGC), além de fortalecer a rede de saúde de toda a região.



O prefeito Luiz Caetano enfatizou o impacto regional da iniciativa. “Camaçari vem se consolidando como referência em saúde pública. Um trabalho conjunto com o Estado, com o Governo Federal, este equipamento representa mais dignidade, acolhimento e cuidado para nossa população e toda região”, declarou.
O governador Jerônimo Rodrigues realçou a dimensão pioneira da obra. “Este hospital inaugura uma nova etapa no cuidado à saúde na Bahia e no Brasil. Estamos falando de um modelo inovador, que complementa a rede e garante que cada paciente tenha o tempo e o suporte adequados para sua recuperação plena”, afirmou.

Também presente, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a unidade dialoga com políticas nacionais de atenção integral. “Cuidar de forma continuada é fundamental. Este hospital de reabilitação simboliza um avanço estratégico, que melhora o fluxo no sistema, amplia a capacidade de atendimento e coloca a Bahia na vanguarda das práticas de longa permanência”, pontuou.

A secretária de Saúde de Camaçari, Rosangela Almeida, ressaltou que o Hospital Costa dos Coqueiros vem para complementar a rede de saúde pública do município. “Um equipamento maravilhoso, de cuidados prolongados, reforçando a rede de saúde da Bahia e da região metropolitana. Esse hospital se constituirá como rede de apoio ao nosso Hospital Geral de Camaçari e à nossa UPA de Abrantes, que está sendo construída”, celebrou.

Para a secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana, o Hospital Estadual Costa dos Coqueiros integra uma estratégia maior de investimentos na saúde regional. “Com este hospital, ampliamos nossa capacidade de acolher e oferecer suporte qualificado aos pacientes. É um reforço na assistência de saúde do nosso SUS, um reforço para Camaçari, para toda nossa região metropolitana”, avaliou.

Com estrutura moderna, equipe multidisciplinar e protocolo assistencial voltado à reabilitação, o Hospital Estadual Costa dos Coqueiros se posiciona como um equipamento estratégico para o reequilíbrio do fluxo assistencial em toda a RMS. Mais do que ampliar leitos, a unidade inaugura um novo conceito de cuidado, baseado na transição assistida, autonomia progressiva do paciente e redução de pressões sobre hospitais gerais.






Saúde AVISO DE PAUTA: Estado inaugura reforma do setor de Reanimação no Hospital Regional de São José
Saúde Rio leva vacinação a parques e aeroportos até 12 de fevereiro
Cuiabá - MT Prefeitura de Cuiabá fortalece cuidado com a saúde mental por meio de práticas integrativas
Amazonas Fundação Alfredo da Matta abre campanha Janeiro Roxo com busca ativa de novos casos de hanseníase
Amazonas Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde no Médio Solimões e amplia ações de saúde no interior
Amazonas Sepet resgata animal vítima de maus-tratos no Residencial Eliza Miranda, em Manaus Mín. 17° Máx. 23°





