

Com o objetivo de fortalecer o cuidado integral às mulheres, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do programa Opera Sergipe, realiza mutirão de consultas com especialistas em cirurgia de mamoplastia redutora, no ambulatório do Hospital Amparo de Maria, localizado no município de Estância. A ação, que segue até o dia 30, teve o intuito de reduzir o tempo de espera das pacientes já cadastradas no sistema e que aguardam avaliação especializada.
A estimativa é atender 280 pacientes previamente listadas no sistema de regulação, onde passaram por avaliação com uma equipe multiprofissional. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, o mutirão reforça o compromisso em garantir o acesso rápido e eficiente aos serviços de saúde. “Nosso objetivo é reduzir a fila de espera e oferecer aos pacientes um acompanhamento qualificado desde a avaliação inicial. Tudo isso para devolver a autoestima e a qualidade de vida dessas mulheres”, destacou.
Primeira consulta
A mastologia Raquel Mendes explicou que a consulta avalia se a paciente é candidata à cirurgia. “Nesta fase inicial, nosso foco é garantir a segurança e a elegibilidade de cada paciente, realizando uma triagem completa, avaliando o histórico clínico, possíveis comorbidades e todos os exames necessários para o procedimento. Esse cuidado inicial é essencial para identificar se a paciente está apta à mamoplastia redutora e para planejarmos a cirurgia com a máxima segurança”, ressaltou.
Além disso, antes do início das consultas, as pacientes participaram de uma palestra ministrada pela mastologista, que sanou dúvidas sobre o procedimento, os cuidados necessários e o período pós-operatório. Também foi avaliado os exames que cada mulher já possui e, para aquelas que ainda não realizaram todos os procedimentos solicitados, a unidade encaminhou para os exames complementares.
A coordenadora administrativa do HAM, Cristiane Brito, ressaltou que a equipe está empenhada em oferecer um acolhimento humanizado. “Para nós, é muito gratificante receber esse mutirão e contribuir para que as pacientes tenham acesso a um atendimento mais rápido e organizado. Toda a nossa equipe está empenhada em oferecer um acolhimento humanizado e garantir que cada etapa da triagem aos exames e às consultas, ocorra com segurança e qualidade. Essa parceria com o Governo do Estado fortalece o serviço e permite que mais mulheres realizem a cirurgia que tanto aguardam, devolvendo bem-estar e autoestima”, salientou.
Expectativa
A mamoplastia redutora é um procedimento do Opera Mulher que faz parte do Opera Sergipe e é realizado para diminuir o tamanho das mamas. O procedimento é indicado para mulheres que sofrem com o peso excessivo dos seios, que pode causar desconforto físico, como dor nas costas e problemas posturais.
Para muitas mulheres, o excesso de volume mamário vai além da estética e se torna um fator que impacta tanto a autoestima como a mobilidade. Uma dessas mulheres é a paciente Milene Santos, de 20 anos. Ela contou que decidiu procurar pela cirurgia por sempre sentir vergonha do tamanho dos seios. “Eles são muito grandes e isso me impede de usar as roupas que eu gostaria. Vejo muitas meninas usando certas peças e eu não posso, acabo usando só roupas de manga para tentar disfarçar. Mesmo sendo nova, quase nada serve direito em mim por causa do volume. Isso me incomoda demais e afeta muito a minha autoestima, então resolvi buscar a cirurgia para mudar essa situação”, contou.
Já a dona de casa Tatiane Machado, de 39 anos, ao saber do Opera Sergipe, viu a chance de melhorar sua qualidade de vida. “Procurei a cirurgia porque o tamanho dos meus seios sempre me causou dores na coluna e muita dificuldade para usar roupas, além de afetar minha autoestima. Soube do programa pelas redes sociais e vi ali uma chance de melhorar minha qualidade de vida. Minhas expectativas são ótimas e espero sentir menos dor e consequentemente ter mais autoestima. Esse momento foi importante e me deixou mais segura sobre o procedimento”, relatou.






Sergipe Governo do Estado entrega sala diagnóstica cardiopulmonar ergoespirométrico no CER IV
Sergipe Huse amplia assistência voltada aos pacientes em cuidados intensivos
Sergipe Estudante sergipana participa da construção de curso nacional de educação digital e midiática do MEC
Sergipe Governo abre inscrições do programa Casa Sergipana para beneficiários
Sergipe Governo do Estado realiza seminário de integridade pública
Sergipe Sergipe possui condições reais de estar entre os destinos mais procurados do Brasil
Sergipe Convite à imprensa: Governo de Sergipe lança programa Casa Sergipana na segunda-feira, 1º de dezembro
Sergipe Segundona do Turista apresenta programação especial na Rua São João na próxima segunda-feira, dia 1º
Sergipe Secretaria de Assistência Social celebra Festa da Afrodiversidade no Novembro Negro Mín. 20° Máx. 35°





