

O Clube de Leitura Seduc, iniciativa que estimula o hábito da leitura entre estudantes da rede estadual, está movimentando escolas em todo o estado e levando mais arte, música e literatura para o cotidiano escolar. As atividades de encerramento já começaram e mostram como os livros têm inspirado os jovens e revelado talentos que estavam guardados.
Em Teresina, o Ceti Professora Mercedes Costa realizou o Festival da Criatividade, que encheu a escola de cor, entusiasmo e imaginação. Os estudantes encenaram o clássico O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, e também apresentaram A Cartomante, de Machado de Assis. A estudante Hellen Kethelly da Silva Rocha ressaltou que conhecer mais sobre autores nordestinos despertou orgulho e identidade. “Abriu muitas portas para minha imaginação. Aprendi a valorizar a cultura nordestina de forma divertida e lúdica. Foi muito especial participar do projeto”.

No Ceti Padre Antônio José do Rêgo, o público se emocionou com o Sarau Literário que reuniu poemas de Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade, além de apresentações musicais. A estudante Maria Eduarda Rocha, da 3ª Série do Ensino Médio, descreveu como a leitura transformou seu ano. “A leitura nos fez refletir sobre as emoções e as relações e nos permitiu viajar por várias histórias. Demos voz aos personagens que estiveram conosco durante todo o ano”, disse.
Em Campo Maior, o Ceti Leopoldo Pacheco destacou a literatura piauiense com o projeto Filhos do Sol do Equador. No sarau, os estudantes apresentaram obras de Da Costa e Silva, H. Dobal, Alvina Gameira, Assis Brasil, Fontes Ibiapina e Aci Campelo. O estudante Antônio Mateus de Carvalho compartilha o impacto dessa vivência. “A declamação dos poemas me emocionou bastante. Aprender dessa forma foi muito mais interessante”, comentou.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforça que o Clube de Leitura representa um passo importante no avanço da educação pública do Piauí. “O incentivo à leitura é uma das bases da formação integral que estamos construindo nas escolas Seduc. Queremos que nossos estudantes encontrem nos livros um caminho de descoberta, sensibilidade e criatividade”, finalizou.
O Clube de Leitura Seduc envolve 100 escolas da rede estadual, todas apoiadas com recursos para desenvolver atividades culturais até o fim do ano letivo. O investimento garante que crianças e jovens tenham acesso a experiências criativas que fortalecem o encantamento pelos livros e o gosto pela leitura.

Piauí Biblioteca da Uespi adota critérios para recebimento de doações como forma de preservar acervo
Piauí Novo programa do Governo do Piauí garante futuro a jovens em áreas estratégicas do mercado de trabalho
Educação Governo Leite concede premiação em reconhecimento a projetos estudantis de impacto na promoção da equidade racial Mín. 18° Máx. 31°





