

Serviços continuam até terça-feira (02/12), com atendimentos sobre pesca esportiva, atividades florestais e regularização ambiental

FOTO: Divulgação/Ipaam
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realiza, até terça-feira (02/12), uma série de ações de orientação, licenciamento e educação ambiental no Centro de Atendimento ao Turista de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus), em parceria com a Prefeitura do município.
As atividades, iniciadas quinta-feira (27/11), são conduzidas por técnicos da Gerência de Controle Florestal (GECF) e da Gerência de Controle de Pesca (GECP), com foco no fortalecimento da regularização ambiental, na organização das atividades de pesca esportiva e no apoio a empreendedores e pescadores locais.
Ao longo dos atendimentos, foram repassadas orientações sobre a emissão do Certificado de Registro de Pescador (CRP), exigências da Portaria nº 070/2019 e etapas do licenciamento das atividades que utilizam madeira em tora e seus subprodutos.
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, ressaltou que a presença do Instituto no município tem o objetivo de aproximar o órgão dos usuários dos serviços ambientais, assegurando que as atividades econômicas ocorram de forma sustentável e dentro da legalidade.


FOTO: Divulgação/Ipaam
“Estamos reforçando nosso compromisso com um atendimento acessível, transparente e que ofereça segurança jurídica aos trabalhadores e empreendedores. A pesca esportiva e a atividade madeireira são importantes para a região, e nosso papel é orientar para que tudo ocorra conforme a legislação”, afirmou Gustavo Picanço.
Atendimentos e ações
Durante a agenda, a equipe também esclareceu notificações pendentes, emitiu carteirinhas de pescador, agora facilitadas pelo aplicativo Ipaam Digital, que funciona inclusive off-line, e prestou orientações administrativas e técnicas sobre processos de licenciamento relacionados às atividades florestais.
Outro ponto da programação foi a reunião com o secretário municipal de Meio Ambiente, Irismar Soares Ramos, para discutir demandas relacionadas à pesca esportiva, pesca comercial, pesca de peixes ornamentais, licenciamento de aquários, turismo de mergulho e regularização de embarcações e pousadas que atuam com pesca esportiva.
A equipe participou, ainda, do projeto Estudantes em Ação, iniciativa de educação ambiental que promove a limpeza de ilhas e repassa orientações sobre conservação e boas práticas de sustentabilidade.


FOTO: Divulgação/Ipaam
Durante o congresso técnico do torneio de pesca esportiva Juntos & Misturados, o Ipaam entregou a Licença de Autorização do evento, promovido neste fim de semana (29 e 30/11) no município.
As ações começaram na quinta-feira (27/11) e seguem até terça-feira (02/12), com atendimentos abertos à população no Centro de Atendimento ao Turista de Barcelos.
Canal de contato
O Ipaam mantém um canal exclusivo para o recebimento de denúncias de crimes ambientais, por meio do WhatsApp (92) 98557-9454, vinculado à Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa).
As operações de combate ao desmatamento ilegal permanecem intensificadas para proteger a fauna silvestre e assegurar a conservação da biodiversidade amazônica.
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





