

O governo Leite entregou, neste sábado (29/11), a licença ambiental que autoriza a operação da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Saltinho, localizada entre os municípios de Ipê e Muitos Capões, nos Campos de Cima da Serra. Com investimento aproximado de R$ 230 milhões, o empreendimento está entre as maiores PCHs do país.
O ato ocorreu nas instalações da usina, reunindo autoridades, representantes da empresa Saltinho Energia S.A. e moradores da região, em um momento que marcou a consolidação de um importante empreendimento de geração hidrelétrica. A usina passa a contribuir para a geração de energia limpa e sustentável no Estado.
Matriz renovável
“A entrega da Licença de Operação da PCH Saltinho consolida a importância que as PCHs têm na matriz renovável. O Rio Grande do Sul conta com mais de 50 PCHs em operação, que superam 700 MW de potência instalada — o equivalente a aproximadamente 6% da capacidade total da matriz elétrica estadual. Além disso, fortalece o desenvolvimento regional, sempre respeitando as normas ambientais e garantindo benefícios permanentes para a população”, destacou a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, que representou o governador Eduardo Leite no evento.
A hidrelétrica está instalada no Rio Ituim, na Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. Com potência de 27,27 MW, possui reservatório de 41,67 hectares e altura de barragem de 15 metros. A PCH entra em fase operacional após o cumprimento das etapas técnicas e ambientais previstas no licenciamento, incluindo o estudo e relatório de impacto ambiental (Eia/Rima).

Geração sustentável
“A entrega desta licença simboliza o rigor técnico e a eficiência do licenciamento ambiental. A PCH Saltinho é um exemplo de geração sustentável que respeita as normas e contribui para o fortalecimento da matriz energética do Rio Grande do Sul”, afirmou o presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Renato Chagas.
O empreendimento segue condicionado ao cumprimento dos programas ambientais, relatórios periódicos e monitoramentos definidos pela Fepam, que envolvem temas como qualidade da água, segurança de barramentos, fauna e flora. Como compensação ambiental, serão desenvolvidos 15 programas ambientais pelo empreendedor, entre eles o de Conservação e Uso do Entorno e das Águas do Reservatório.
Texto: Ascom Sema/Fepam
Edição: Secom
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





