

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) realizou, recentemente, uma ação de fiscalização na Lagoa do Portinho, unidade de conservação estadual e um dos principais patrimônios turísticos do estado. A operação foi motivada por relatos de moradores sobre possível redução do nível da lâmina d’água e teve como foco a verificação de eventuais intervenções humanas capazes de impactar o equilíbrio hídrico e ambiental da região.
As equipes percorreram a lagoa por via aquática, margeando todo o seu perímetro e parte dos afluentes, e também por via terrestre, vistoriando empreendimentos e áreas de ocupação no entorno. Na ação, foram identificadas irregularidades, como a captação de água de pequeno porte para uso residencial, supressão de vegetação em Área de Preservação Permanente, barramento em afluente intermitente, áreas de piscicultura (uma ativa e outra abandonada), uso de petrechos proibidos durante a Piracema, além de sinais de antropização – aqueles causados pela ação humana – acelerada nas margens, com presença de poços e outras intervenções.
O auditor ambiental Eduardo Ganassoli, que participou da operação, destaca o caráter contínuo do trabalho. “A Lagoa do Portinho demanda fiscalização permanente. Cada intervenção irregular, por menor que pareça, pode contribuir para o comprometimento do regime hídrico e para o desequilíbrio ambiental da unidade de conservação”, afirmou o auditor.

De acordo com a Semarh, a análise preliminar indica que nenhum dos impactos observados, isoladamente, explica a possível redução do volume de água. Contudo, o conjunto das intervenções causadas pela atividade humana pode estar associado ao fenômeno, motivo pelo qual a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí seguirá intensificando o monitoramento na Lagoa do Portinho.

O secretário do Meio Ambiente, Feliphe Araújo, reforça o compromisso institucional com a proteção da área. “A Lagoa do Portinho é um patrimônio ambiental e turístico do Piauí. Nossa atuação é constante, técnica e orientada pela preservação. Vamos intensificar o monitoramento, responsabilizar eventuais infratores e assegurar que a lagoa continue cumprindo sua função ecológica e social”, disse o gestor.
A Semarh reforça que a proteção da Lagoa do Portinho é prioridade e seguirá adotando todas as medidas necessárias para garantir a preservação do ecossistema. Com os encaminhamentos imediatos, foram abertos procedimentos administrativos referentes às irregularidades identificadas, solicitado ao setor de Recursos Hídricos o monitoramento contínuo da lagoa e programada nova fiscalização em até 30 dias para acompanhamento das condições ambientais.
Meio ambiente Governo Leite entrega Licença de Operação para Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Saltinho, no município de Ipê
Amazonas Ipaam intensifica apoio à pesca esportiva e atividades florestais em Barcelos
São Sebastião - SP Condomínio Alcatrazes é autuado por infração ambiental na Praia de Boiçucanga
Meio Ambiente Praia de Iracema e mais 38 trechos do litoral cearense estão próprios para banho
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 24 a 28 de novembro
Meio Ambiente Pesquisa destaca potencial do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro para se tornar o primeiro Dark Sky Park de Minas Gerais
Meio Ambiente Programa SC Mais Saneamento: Semae e BRDE lançam edital para elaboração do Diagnóstico do Saneamento Básico em SC
Piauí Semarh apresenta avanços e desafios no combate às queimadas durante audiência pública na Alepi
Piauí Semarh promove ação de soltura e devolve 50 animais silvestres à natureza no norte do Piauí Mín. 19° Máx. 34°





