

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) realizou, recentemente, uma ação de fiscalização na Lagoa do Portinho, unidade de conservação estadual e um dos principais patrimônios turísticos do estado. A operação foi motivada por relatos de moradores sobre possível redução do nível da lâmina d’água e teve como foco a verificação de eventuais intervenções humanas capazes de impactar o equilíbrio hídrico e ambiental da região.
As equipes percorreram a lagoa por via aquática, margeando todo o seu perímetro e parte dos afluentes, e também por via terrestre, vistoriando empreendimentos e áreas de ocupação no entorno. Na ação, foram identificadas irregularidades, como a captação de água de pequeno porte para uso residencial, supressão de vegetação em Área de Preservação Permanente, barramento em afluente intermitente, áreas de piscicultura (uma ativa e outra abandonada), uso de petrechos proibidos durante a Piracema, além de sinais de antropização – aqueles causados pela ação humana – acelerada nas margens, com presença de poços e outras intervenções.
O auditor ambiental Eduardo Ganassoli, que participou da operação, destaca o caráter contínuo do trabalho. “A Lagoa do Portinho demanda fiscalização permanente. Cada intervenção irregular, por menor que pareça, pode contribuir para o comprometimento do regime hídrico e para o desequilíbrio ambiental da unidade de conservação”, afirmou o auditor.

De acordo com a Semarh, a análise preliminar indica que nenhum dos impactos observados, isoladamente, explica a possível redução do volume de água. Contudo, o conjunto das intervenções causadas pela atividade humana pode estar associado ao fenômeno, motivo pelo qual a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí seguirá intensificando o monitoramento na Lagoa do Portinho.

O secretário do Meio Ambiente, Feliphe Araújo, reforça o compromisso institucional com a proteção da área. “A Lagoa do Portinho é um patrimônio ambiental e turístico do Piauí. Nossa atuação é constante, técnica e orientada pela preservação. Vamos intensificar o monitoramento, responsabilizar eventuais infratores e assegurar que a lagoa continue cumprindo sua função ecológica e social”, disse o gestor.
A Semarh reforça que a proteção da Lagoa do Portinho é prioridade e seguirá adotando todas as medidas necessárias para garantir a preservação do ecossistema. Com os encaminhamentos imediatos, foram abertos procedimentos administrativos referentes às irregularidades identificadas, solicitado ao setor de Recursos Hídricos o monitoramento contínuo da lagoa e programada nova fiscalização em até 30 dias para acompanhamento das condições ambientais.
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





