

O mês de dezembro chegou e, mais uma vez, a Secretaria da Saúde (Sesapi) inicia a mobilização para a campanha nacional Dezembro Vermelho, que visa conscientizar a população sobre o HIV, a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. Em 2025, o Ministério da Saúde celebra 40 anos da resposta nacional ao HIV.
O principal objetivo da campanha é reforçar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do combate ao estigma social que ainda acompanha essas infecções.
Segundo dados dos sistemas de informação da Sesapi (Sinam e SIM), o Piauí registrou, em 2025, um total de 432 novos casos de HIV e 163 casos de Aids. O Informe Epidemiológico aponta que, entre os novos diagnósticos de HIV, a faixa etária mais afetada é a de 20 a 34 anos. Já em relação à Aids, a maior prevalência está entre pessoas de 35 a 49 anos.
O informe também destaca outro dado preocupante: o estado registrou 117 óbitos por Aids em 2025.
Diante desses números e seguindo as orientações do Ministério da Saúde, o Piauí se junta às celebrações pelos 40 anos de enfrentamento ao HIV, reforçando à população a importância do diagnóstico e do tratamento precoce e oportuno para todos os casos identificados — passos fundamentais para que o estado avance na eliminação da Aids como problema de saúde pública.
“Já estamos mobilizando nossos municípios para, juntos, construirmos uma campanha efetiva, que atinja e conscientize nossa população, tanto para a prevenção com o uso de preservativos quanto para as testagens e a busca pelo tratamento quando necessário”, afirma a coordenadora de Infecções Transmissíveis da Sesapi, Cristiana Rocha.
“Queremos que nossos municípios se aproximem ainda mais da população, ofertando serviços como testagens, distribuição de preservativos, testes rápidos e ações de testagem e aconselhamento realizadas pelos CTAs. É fundamental que as pessoas saibam que a rede de saúde está presente e que o importante é não dar brechas para a Aids”, completa Cristiana Rocha.
Além da mobilização em todo o estado, a Sesapi também promoverá uma programação de atividades alusiva à campanha:
Saúde AVISO DE PAUTA: Estado inaugura reforma do setor de Reanimação no Hospital Regional de São José
Saúde Rio leva vacinação a parques e aeroportos até 12 de fevereiro
Cuiabá - MT Prefeitura de Cuiabá fortalece cuidado com a saúde mental por meio de práticas integrativas
Amazonas Fundação Alfredo da Matta abre campanha Janeiro Roxo com busca ativa de novos casos de hanseníase
Amazonas Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde no Médio Solimões e amplia ações de saúde no interior
Amazonas Sepet resgata animal vítima de maus-tratos no Residencial Eliza Miranda, em Manaus Mín. 17° Máx. 23°





