

Encontro reúne gestores e equipes municipais para ampliar integração e aprimorar práticas no território

FOTO: Cândido Miranda/FVS-RCP
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) encerra, nesta terça-feira (02/12), o 2º Encontro de Coordenadores de Vigilância Sanitária 2025, iniciativa voltada ao alinhamento das estratégias que orientam as ações de Vigilância Sanitária no estado.
Realizado desde segunda-feira (1º/12), o encontro reuniu equipes técnicas, gestores municipais e parceiros institucionais com o propósito de promover práticas mais integradas e fortalecer a proteção à saúde da população.
A diretora- presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou que o fortalecimento da vigilância sanitária está diretamente ligada às iniciativas colaborativas e planejamento contínuo. “Estamos empenhados em promover articulação entre Estado e municípios, ampliando a capacidade de resposta da vigilância sanitária. Essa integração favorece decisões mais qualificadas, aperfeiçoa processos e reforça a função estratégica da instituição na saúde pública do Amazonas”, afirmou Tatyana.
Durante o encontro, o diretor de vigilância sanitária da FVS-RCP, Jackson Alagoas, ressaltou a importância de atualizar fluxos, aprimorar práticas e consolidar diretrizes técnicas alinhadas às necessidades atuais do território.
“A vigilância sanitária atua em um cenário dinâmico, que exige atualização constante. Nosso esforço é orientar, apoiar e fortalecer as equipes municipais para que possamos avançar de maneira estruturada, assegurando ambientes mais seguros e promovendo qualidade de vida para a população”, destacou Jackson.

FOTO: Cândido Miranda/FVS-RCP
Presente no evento, o coordenador de vigilância sanitária da secretaria Municipal de Saúde de Parintins, Leopoldo Mendonça, destacou a relevância da integração entre as equipes. “É uma oportunidade de aprender e compartilhar experiências. Nosso propósito é levar esse conhecimento para fortalecer a qualidade dos produtos e serviços em Parintins, promovendo saúde e segurança para a população”, afirmou.
Joel de Souza, coordenador de Vigilância Sanitária de Ipixuna, ressaltou a relevância do encontro. “O evento é fundamental para o município, especialmente diante do nosso isolamento geográfico, pois amplia o acesso a conhecimentos que fortalecem fiscalizações, orientações e ações preventivas em saúde, sempre com o objetivo de promover qualidade de vida para a população”, avaliou.
Vigilância Sanitária

FOTO: Cândido Miranda/FVS-RCP
A Vigilância Sanitária integra a FVS-RCP e visa proteger e promover a saúde da população por meio de ações capazes de eliminar, reduzir ou prevenir os riscos associados ao consumo de produtos, utilização de serviços de saúde e de interesse à saúde, seus processos, tecnologias e edificações.
No âmbito estadual, além de competências próprias, coordena e capacita equipes municipais para que atuam em ações de inspeção, fiscalização, licenciamento e monitoramento de estabelecimentos que produzem, manipulam e comercializam alimentos, medicamentos, cosméticos, saneantes, produtos para saúde e oferecem serviços de saúde e de interesse à saúde.
Saúde AVISO DE PAUTA: Estado inaugura reforma do setor de Reanimação no Hospital Regional de São José
Saúde Rio leva vacinação a parques e aeroportos até 12 de fevereiro
Cuiabá - MT Prefeitura de Cuiabá fortalece cuidado com a saúde mental por meio de práticas integrativas
Amazonas Fundação Alfredo da Matta abre campanha Janeiro Roxo com busca ativa de novos casos de hanseníase
Amazonas Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde no Médio Solimões e amplia ações de saúde no interior
Amazonas Sepet resgata animal vítima de maus-tratos no Residencial Eliza Miranda, em Manaus Mín. 17° Máx. 23°





