

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), autorizou nesta segunda-feira (1º) o repasse de R$ 9.372.545,37 ao Hospital Itamed, de Foz do Iguaçu. O valor é referente à produção adicional de atendimentos na Alta Complexidade Ambulatorial realizados pela instituição entre setembro de 2023 e agosto de 2025. Foram 47.629 procedimentos, correspondendo a um excedente de 21.344 em relação ao quantitativo contratualizado.
O Itamed integra a rede estadual de Alta Complexidade, com destaque para os serviços estruturados nas áreas de oncologia, cardiologia e cirurgia cardiovascular. O hospital também é referência oncológica para Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu, atendendo ainda pacientes de outros municípios da macrorregião Oeste.
O Governo do Paraná mantém vínculo com a unidade, financiando os atendimentos realizados pelo SUS. Embora não faça parte da rede própria do Estado, o hospital integra a Rede Estadual de Alta Complexidade e oferece serviços especializados à população da região.
Com o volume elevado de procedimentos acima do teto pactuado, o reforço financeiro autorizado pela Sesa garante equilíbrio à operação do hospital, assegurando a continuidade da assistência especializada e contribuindo diretamente para a manutenção do atendimento de alta complexidade destinado à população da 9ª Regional de Saúde.
“O Itamed tem um papel fundamental na oncologia e na cardiologia da região Oeste. Ao reconhecer esse volume adicional de procedimentos, nós garantimos que o atendimento continue acontecendo com qualidade, segurança e sem interrupções. Esse é um compromisso permanente do governo estadual: dar previsibilidade aos hospitais e assegurar o melhor cuidado para a população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
O secretário municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, Fábio de Mello, reforçou a importância do apoio estadual para manter a qualidade do atendimento prestado. “Mais uma vez, o Governo do Estado tem esse olhar sensível para as demandas não só de Foz do Iguaçu, mas de toda a 9ª Regional. O Itamed presta serviços essenciais na área de alta complexidade, especialmente em oncologia e cardiologia. Esse aporte recompõe o teto de procedimentos e garante que o hospital continue entregando o padrão de qualidade que a população precisa”, declarou.
Saúde AVISO DE PAUTA: Estado inaugura reforma do setor de Reanimação no Hospital Regional de São José
Saúde Rio leva vacinação a parques e aeroportos até 12 de fevereiro
Cuiabá - MT Prefeitura de Cuiabá fortalece cuidado com a saúde mental por meio de práticas integrativas
Amazonas Fundação Alfredo da Matta abre campanha Janeiro Roxo com busca ativa de novos casos de hanseníase
Amazonas Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde no Médio Solimões e amplia ações de saúde no interior
Amazonas Sepet resgata animal vítima de maus-tratos no Residencial Eliza Miranda, em Manaus Mín. 17° Máx. 23°





