

O secretário da Cultura do Piauí, Rodrigo Amorim, participa da 4ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, realizada nessa terça (2) e quarta-feira (3), no Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque (MIS), em Fortaleza (CE). O encontro reúne dirigentes estaduais de cultura de todo o país para debater políticas públicas, fortalecer estratégias conjuntas e projetar novos rumos para o setor cultural brasileiro.
Com uma programação intensa, o evento aborda temas fundamentais para o fortalecimento da cultura nos estados, como a operacionalização dos programas da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), as Encontro Estadual dos Pontos de Cultura (Teias) estaduais, as ações integradas entre Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Cultura (MinC), as políticas para o audiovisual, incluindo debates sobre arranjos regionais e regulação do streaming, e o Sistema Nacional do Patrimônio Cultural. Além disso, estão sendo discutidas contribuições dos estados para a atualização do estatuto do fórum e questões relacionadas à Reforma Tributária e seus impactos no setor cultural.
Realizado em um dos mais simbólicos equipamentos culturais do Ceará, o MIS, reconhecido como um espaço guardião de memórias e fomentador de novas narrativas visuais e sonoras, o encontro reforça a potência cultural do estado anfitrião, que conta com uma rede de 28 equipamentos culturais e uma política contínua e plural de democratização do acesso à cultura, referência nacional.

Importância para a cultura piauiense
A participação do Piauí no Fórum Nacional é estratégica para a continuidade do fortalecimento das políticas culturais no estado, ampliando diálogos, parcerias e a troca de experiências entre gestores de todo o país. O encontro também permite alinhar o Piauí às diretrizes nacionais, garantindo mais eficiência na execução de programas federais e ampliando a presença do estado em pautas fundamentais para o desenvolvimento cultural e criativo.
“Participar desta reunião é reafirmar o compromisso do Piauí com uma política cultural forte, estruturada e integrada ao cenário nacional. Aqui construímos coletivamente soluções para desafios comuns, fortalecemos programas que chegam ao nosso povo e ampliamos as oportunidades para artistas, fazedores de cultura e para toda a cadeia produtiva. A cultura piauiense é potente, criativa e diversa, e estar presente nesses espaços garante que ela siga crescendo, dialogando e ocupando seu lugar no Brasil”, afirma o secretário da Cultura do Piauí, Rodrigo Amorim.

A presença da Secult reforça o protagonismo do Estado na construção de políticas públicas culturais contemporâneas, conectadas às demandas da sociedade e ao desenvolvimento cultural como vetor de transformação social e econômica.
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões
Cultura Obras do MON em Vila Velha e novas oficinas estão na agenda cultural pós-Carnaval
Amazonas Cinema de Arte fortalece produção audiovisual local com exibição gratuita no Cine Teatro Guarany Mín. 20° Máx. 28°





