

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) foi contemplado, junto com outros quatro hospitais do Brasil, com o Projeto de Implementação do Novo Protocolo de Higiene Oral nas UTIs. As ações fazem parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). A proposta do projeto foi apresentada, nesta quarta-feira (3), para a equipe, e a primeira etapa terá início em janeiro.
Para o gerente de Enfermagem do HGV, Tassio Brenno, o objetivo é implementar um novo protocolo de higiene oral para pacientes críticos. “O projeto contemplará 20 leitos de UTI, nas UTIs 2 e 3, já definidos pela equipe do Hospital do Coração em São Paulo, que é a instituição de referência para nossa consultoria”, explicou o enfermeiro.

Segundo Tassio, nos dias 8 e 9 de janeiro, a responsável pelo projeto, a odontóloga do HCor, Wanessa Teixeira Bellíssimo Rodrigues, iniciará o treinamento presencial com as equipes das UTIs do HGV. “Serão ofertados os insumos necessários para a higiene oral, fornecidos pelo projeto, incluindo kits descartáveis, exclusivamente para os pacientes dessas unidades”, destacou o gerente.
O projeto terá duração prevista até setembro de 2026 e disponibilizará materiais físicos e digitais de apoio. A partir de fevereiro de 2026, terá início o acompanhamento de dados de consumo e indicadores de Infecções Respiratórias Agudas (IRAS), com ênfase na prevenção, para avaliação e monitoramento realizados pela equipe do HCor.
“Este projeto vai contribuir diretamente para a segurança e qualidade da assistência prestada aos nossos pacientes”, ressaltou a diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho.
Saúde AVISO DE PAUTA: Estado inaugura reforma do setor de Reanimação no Hospital Regional de São José
Saúde Rio leva vacinação a parques e aeroportos até 12 de fevereiro
Cuiabá - MT Prefeitura de Cuiabá fortalece cuidado com a saúde mental por meio de práticas integrativas
Amazonas Fundação Alfredo da Matta abre campanha Janeiro Roxo com busca ativa de novos casos de hanseníase
Amazonas Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde no Médio Solimões e amplia ações de saúde no interior
Amazonas Sepet resgata animal vítima de maus-tratos no Residencial Eliza Miranda, em Manaus Mín. 17° Máx. 23°





