Segunda, 19 de Janeiro de 2026
23°

Chuva

São Paulo, SP

Anúncio
Saúde Piauí

HGV é contemplado com projeto para melhorar o protocolo de higiene oral nas UTIs.

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) foi contemplado, junto com outros quatro hospitais do Brasil, com o Projeto de Implementação do Novo Protocolo de H...

03/12/2025 às 16h47
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) foi contemplado, junto com outros quatro hospitais do Brasil, com o Projeto de Implementação do Novo Protocolo de Higiene Oral nas UTIs. As ações fazem parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). A proposta do projeto foi apresentada, nesta quarta-feira (3), para a equipe, e a primeira etapa terá início em janeiro.

Para o gerente de Enfermagem do HGV, Tassio Brenno, o objetivo é implementar um novo protocolo de higiene oral para pacientes críticos. “O projeto contemplará 20 leitos de UTI, nas UTIs 2 e 3, já definidos pela equipe do Hospital do Coração em São Paulo, que é a instituição de referência para nossa consultoria”, explicou o enfermeiro.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Segundo Tassio, nos dias 8 e 9 de janeiro, a responsável pelo projeto, a odontóloga do HCor, Wanessa Teixeira Bellíssimo Rodrigues, iniciará o treinamento presencial com as equipes das UTIs do HGV. “Serão ofertados os insumos necessários para a higiene oral, fornecidos pelo projeto, incluindo kits descartáveis, exclusivamente para os pacientes dessas unidades”, destacou o gerente.

O projeto terá duração prevista até setembro de 2026 e disponibilizará materiais físicos e digitais de apoio. A partir de fevereiro de 2026, terá início o acompanhamento de dados de consumo e indicadores de Infecções Respiratórias Agudas (IRAS), com ênfase na prevenção, para avaliação e monitoramento realizados pela equipe do HCor.

“Este projeto vai contribuir diretamente para a segurança e qualidade da assistência prestada aos nossos pacientes”, ressaltou a diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários