

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) foi contemplado, junto com outros quatro hospitais do Brasil, com o Projeto de Implementação do Novo Protocolo de Higiene Oral nas UTIs. As ações fazem parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). A proposta do projeto foi apresentada, nesta quarta-feira (3), para a equipe, e a primeira etapa terá início em janeiro.
Para o gerente de Enfermagem do HGV, Tassio Brenno, o objetivo é implementar um novo protocolo de higiene oral para pacientes críticos. “O projeto contemplará 20 leitos de UTI, nas UTIs 2 e 3, já definidos pela equipe do Hospital do Coração em São Paulo, que é a instituição de referência para nossa consultoria”, explicou o enfermeiro.

Segundo Tassio, nos dias 8 e 9 de janeiro, a responsável pelo projeto, a odontóloga do HCor, Wanessa Teixeira Bellíssimo Rodrigues, iniciará o treinamento presencial com as equipes das UTIs do HGV. “Serão ofertados os insumos necessários para a higiene oral, fornecidos pelo projeto, incluindo kits descartáveis, exclusivamente para os pacientes dessas unidades”, destacou o gerente.
O projeto terá duração prevista até setembro de 2026 e disponibilizará materiais físicos e digitais de apoio. A partir de fevereiro de 2026, terá início o acompanhamento de dados de consumo e indicadores de Infecções Respiratórias Agudas (IRAS), com ênfase na prevenção, para avaliação e monitoramento realizados pela equipe do HCor.
“Este projeto vai contribuir diretamente para a segurança e qualidade da assistência prestada aos nossos pacientes”, ressaltou a diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho.
Saúde População de Juiz de Fora e de mais 94 cidades da região terão novo pronto atendimento
Saúde Cirurgião plástico comenta tendências de cirurgias faciais
Saúde Covid: quem tem 12 anos ou mais pode se imunizar, no Rio, com vacina Mín. 20° Máx. 35°





