

O município de São Raimundo Nonato sediou, nesta semana, o seminário estadual do Programa de Ação contra a Desertificação e os Efeitos da Seca (Proades). O encontro reuniu representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), da Sudene, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), do Governo do Piauí e de organizações da sociedade civil para discutir ações estratégicas de enfrentamento à desertificação e a convivência com a seca.
O Proades é uma iniciativa federal voltada à execução de projetos, elaboração de documentos e desenvolvimento de ações para mitigar os impactos da desertificação, além de fortalecer práticas sustentáveis nas regiões atingidas. A Sudene é responsável pelo aporte financeiro, enquanto a Univasf e os estados, por meio de suas secretarias ambientais, atuam diretamente na execução dos seminários e na mobilização territorial. O programa contempla todos os estados do Nordeste e áreas suscetíveis do Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.
No Piauí, a coordenação local do evento é feita pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A gerente do Centro de Geotecnologias e Gestão Florestal da pasta, Aline Araújo, destacou a importância do diálogo integrado para garantir efetividade às ações planejadas.

“Todas as iniciativas discutidas aqui resultarão diretamente nos territórios. Por isso, a Semarh apoia o Proades desde a mobilização até a divulgação das ações. Este seminário abre um espaço fundamental de diálogo entre sociedade civil, poder público, pesquisadores e comunidade científica. Só construiremos políticas públicas sólidas ouvindo todos esses atores. Nosso objetivo é assegurar que o Plano Estadual de Combate à Desertificação seja não apenas um documento, mas uma política implementada de forma concreta, atendendo às demandas da população e às necessidades ambientais do Piauí”, afirmou.
O encontro teve como foco a revisão e validação do Plano Estadual de Combate à Desertificação (PAE), documento que orienta estratégias de recuperação de áreas degradadas, difusão de tecnologias sociais e promoção da sustentabilidade ambiental e produtiva. As discussões reforçaram a necessidade de soluções integradas e adaptadas às realidades locais, especialmente diante dos desafios intensificados pelas mudanças climáticas. Para o Governo do Estado, o seminário consolida mais um passo na construção de políticas públicas ambientais estruturantes, baseadas em ciência, participação social e cooperação institucional.

Piauí Piauí avança na gestão ambiental com aprovação de quatro novos planos de manejo de Unidades de Conservação estaduais
Meio Ambiente Cartilha e Atlas do Cocó são tema de artigo científico em novo livro de educação ambiental
Meio Ambiente IMA apresenta experiência do Programa Penso, Logo Destino em evento nacional sobre Economia Circular
Piauí PRO Verde 2025 consolida maior expansão já registrada e supera soma dos dois últimos anos
Meio Ambiente Alunos de escola estadual viram cientistas mirins no combate ao mosquito da dengue
Meio Ambiente Semace realiza capacitação sobre poluição sonora e uso de sonômetro em Sobral
Amazonas Ipaam registra 38 resgates de animais silvestres em novembro na capital
Piauí Semarh intensifica fiscalização e monitoramento das condições ambientais para proteção da Lagoa do Portinho
Piauí Fiscalização da Semarh intensifica monitoramento das condições ambientais para proteção da Lagoa do Portinho Mín. 20° Máx. 35°





