

O Governo de Sergipe, por meio das secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), entregou nesta quarta-feira, 3, a nova sala diagnóstica cardiopulmonar ergoespirométrico no Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Aquino (CER IV). O equipamento, de tecnologia avançada, avaliado em mais de R$ 500 mil, é o primeiro aparelho disponível na rede pública de saúde e permitirá avaliar, com precisão, o funcionamento dos sistemas cardiovascular e respiratório durante o esforço físico.
A primeira-dama e secretária da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, destacou que essa é mais uma entrega importante do Governo do Estado. “Estamos inaugurando o primeiro exame desse tipo na rede estadual, ampliando o acesso a procedimentos decisivos para a saúde dos pacientes. Também tivemos inúmeros avanços como o acesso ao canabidiol, a distribuição de mais de cinco mil cadeiras de rodas e, em breve, a entrega do Hospital do Câncer. São iniciativas que impactam diretamente na vida da população e reforçam o compromisso da gestão em ampliar o cuidado, a proteção e a dignidade dos sergipanos”, frisou a secretária.
Com o equipamento, será possível monitorar o paciente durante o exercício, incluindo eletrocardiograma, pressão arterial e oximetria de pulso. O aparelho conta ainda com um analisador de gases metabólicos, que avalia em tempo real a troca de oxigênio e gás carbônico por meio de uma máscara acoplada à boca. Dessa forma, o aparelho fornece dados precisos sobre o desempenho dos sistemas cardiovascular e respiratório em situação de estresse físico.
Para o secretário executivo da SES, George Trindade, que esteve presente representando o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, a chegada do equipamento é um avanço para a rede pública de saúde. “É um procedimento pioneiro na rede estadual, onde passaremos a oferecer um exame de alta precisão, essencial para avaliar a capacidade cardiopulmonar dos pacientes, ampliando a capacidade diagnóstica e qualificando ainda mais os serviços”, destacou George.
Benefícios
O exame é considerado essencial para pacientes com insuficiência cardíaca, pois permite avaliar a evolução do quadro clínico, identificar marcadores que orientam o prognóstico e é obrigatório nos casos em que há indicação de transplante. Além disso, tem papel decisivo na reabilitação, já que orienta a prescrição personalizada de exercícios.
“Na prática, o procedimento funciona como um teste de esforço convencional, porém com o uso de uma máscara que analisa os gases eliminados durante a atividade física, enquanto o paciente é monitorado por eletrocardiograma e aferição contínua da pressão arterial”, explicou a cardiologista Milena Barros.
O diretor do CER IV, André Lucas Lima da Silveira, celebrou a nova conquista na unidade. “Com a oferta desse serviço na rede pública, Sergipe passa a disponibilizar um exame de alta complexidade que qualifica o diagnóstico e o acompanhamento clínico, garantindo um cuidado mais preciso e seguro para os nossos sergipanos”, ressaltou.
Outras entregas
Na ocasião, também foram entregues cadeiras de rodas, de banho e aparelhos auditivos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as pacientes está Rebeca Caroline Barros, 21 anos, que visitou o CER IV para retirar sua cadeira de rodas. Para ela, a iniciativa tem mudado a vida das pessoas que não têm condições de adquirir uma cadeira tão qualificada. “Essa entrega significa muito para nós cadeirantes, pois dá mais liberdade, independência e qualidade de vida. Sou muito grata ao Governo do Estado por tudo que vem sendo feito desde a entrega das cadeiras, atendimento profissional, equipe de fisioterapia que tem sido de qualidade”, contou.
A dona de casa Mariluce Rosa dos Santos retirou na unidade o aparelho auditivo oferecido pela gestão estadual. Para ela, a entrega do dispositivo vai melhorar as atividades do dia a dia. “Estou muito feliz por poder retirar meu aparelho auditivo. Isso vai fazer uma diferença enorme no meu dia a dia, principalmente para me comunicar melhor com minha família. Esperei por esse momento e agradeço muito por ter esse atendimento. Agora, vou poder ouvir bem novamente e ter mais qualidade de vida”, avaliou.





Sergipe Huse amplia assistência voltada aos pacientes em cuidados intensivos
Sergipe Estudante sergipana participa da construção de curso nacional de educação digital e midiática do MEC
Sergipe Governo abre inscrições do programa Casa Sergipana para beneficiários
Sergipe Governo do Estado realiza seminário de integridade pública
Sergipe Sergipe possui condições reais de estar entre os destinos mais procurados do Brasil
Sergipe Pacientes passam por consultas para cirurgias de mamoplastia redutora pelo Opera Sergipe
Sergipe Convite à imprensa: Governo de Sergipe lança programa Casa Sergipana na segunda-feira, 1º de dezembro
Sergipe Segundona do Turista apresenta programação especial na Rua São João na próxima segunda-feira, dia 1º
Sergipe Secretaria de Assistência Social celebra Festa da Afrodiversidade no Novembro Negro Mín. 20° Máx. 35°





