

Com investimentos de R$ 13,1 milhões em obras de infraestrutura, novos equipamentos e manutenção da rede elétrica no Litoral do Paraná, a Copel preparou a região para garantir o fornecimento de energia de qualidade à população local e ao grande número de visitantes que buscam as praias paranaenses.
“O Litoral apresenta sazonalidade intensa nesse período. Neste ano, os investimentos da Copel na região são 98% superiores aos do verão passado, como parte do planejamento da companhia com foco na flexibilidade da operação e reforço no atendimento”, disse a gerente executiva da região Metropolitana Curitiba Sul e Litoral da Copel, Suzane Fritzen Puchta.
Nesta época, o número de pessoas que passa pelo Litoral chega a ser 300% maior que nos períodos fora da temporada, gerando reflexo no aumento do consumo de energia. Este incremento acontece, especialmente, pelo uso de climatizadores e o maior movimento no comércio, serviços e eventos. Por isso, a Copel reforçou o sistema para garantir o abastecimento.
No último verão, o pico populacional nas regiões à beira-mar no Paraná chegou a 1,9 milhão de pessoas, entre as festas de fim de ano e o Carnaval. A carga máxima de energia consumida no período foi de 227 Megawatts (MW), quase seis vezes maior que em meses anteriores, quando o padrão de consumo gira em torno de 40 MW.
PLANO VERÃO- O plano de ação da Copel para o Litoral envolve ações permanentes de inspeção de redes, incluindo o uso de tecnologia termográfica para a verificação da integridade de conexões de distribuição, e ações de manutenção. “É um plano em aprimoramento constante, tornando-se mais robusto a cada ano com foco na segurança e na satisfação dos clientes”, afirma Suzane.
Foram inspecionadas, além das redes de baixa tensão da região, 250 quilômetros de Linhas de Distribuição de Alta Tensão que atendem ao Litoral. A Copel também investiu na blindagem das redes de baixa tensão nos municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, o que aumenta a proteção contra descargas atmosféricas e outras interferências na distribuição de energia.
Outra ação relevante foi a poda de 47 mil árvores na região, como forma de prevenção do contato da vegetação com a rede elétrica, que representa a maior causa de desligamentos.
Como estruturas de suporte ao Litoral, a companhia tem à disposição duas subestações móveis para o incremento de potência da ordem de 42%. As subestações de backup, que podem ser deslocadas em casos de necessidade, têm capacidade para atender a uma demanda de 30 mil unidades consumidoras.
No Litoral, a Copel conta com sete subestações de distribuição de energia, das quais três de 138 mil Volts em Guaratuba, Matinhos e Praia de Leste e outras quatro de 34,5 mil Volts, localizadas nos balneários de Grajaú, Albatroz, Pontal do Sul e Coroados.
As subestações Albatroz e Coroados receberam investimentos de R$ 2 milhões com a instalação de transformadores de maior potência para ampliar a estabilidade na distribuição de energia.
PRONTIDÃO- Para o atendimento ao Litoral, a Copel destacou mais 150 eletricistas, um reforço de 218% da força de trabalho para a região que vão atuar em Guaratuba e áreas vizinhas e de Matinhos a Pontal do Paraná e, ainda, uma base destacada para a Ilha do Mel. As equipes de manutenção também contam com uma frota de veículos equipados para maior agilidade no atendimento.
Acre 1º Feirão do Emprego vai oferecer mais de mil vagas e serviços essenciais
São Paulo Polícia Científica de São Paulo amplia efetivo com 177 peritos criminais
São Paulo Inscrições para cursos gratuitos do Caminho da Capacitação na região metropolitana de SP vão até sexta (5) Mín. 20° Máx. 35°





