

Troca de experiências e pactuação de estratégias orientam a resposta ao HIV- Aids

FOTO: Manuela Saraiva/FVS-RCP e Anne Alves/FVS-RCP
Com o objetivo de ampliar debates e fortalecer a mobilização no enfrentamento ao HIV e à Aids, o Fórum Amazonas de Organizações da Sociedade Civil em IST, HIV, Aids, Hepatites Virais e Tuberculose promoveu, até esta quinta-feira (04/12), o Workshop “Panorama e Expectativas sobre HIV e Aids” e o 3º Seminário de HIV e Juventude, realizados no auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
A programação integrou a Campanha Estadual do Dezembro Vermelho, dedicada à conscientização sobre HIV e Aids, e reuniu profissionais de saúde, gestores, organizações da sociedade civil e jovens em um espaço de diálogo, troca de experiências e construção coletiva de estratégias que fortalecem o enfrentamento ao HIV e à Aids no estado.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatizou o papel central do encontro na construção de políticas de saúde mais humanas e participativas.
“Este workshop reafirma a missão FVS-RCP em construir espaços de diálogo que realmente considerem as experiências e necessidades da população, especialmente dos jovens. A prevenção ao HIV e à Aids exige escuta qualificada, acolhimento e a participação ativa de todos os envolvidos”, destacou a diretora-presidente da FVS-RCP.

FOTO: Manuela Saraiva/FVS-RCP e Anne Alves/FVS-RCP
Para a coordenadora executiva do Fórum Amazonas, Evalcilene dos Santos, os encontros reafirmaram a importância do diálogo entre instituições e movimentos sociais.
“A realização deste workshop e do seminário reforçou o quanto é essencial debater, de forma aberta e qualificada, os desafios atuais do HIV/Aids. A troca de experiências e a diversidade de vozes presentes nos permitem identificar caminhos mais sólidos para fortalecer políticas públicas e ampliar a proteção social”, afirmou a coordenadora.
A estudante Rayanne Félix, do nono período de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), destacou o impacto da programação para a formação acadêmica e para a compreensão sobre o tema.
“Participar deste workshop foi extremamente importante, porque nos permitiu compreender a realidade do HIV e da Aids para além da teoria. Ter a oportunidade de dialogar com especialistas e com outros jovens amplia nossa visão sobre prevenção, cuidado e responsabilidade coletiva, saio mais preparada para contribuir com uma saúde pública mais inclusiva”, declarou a estudante.
A iniciativa, com na quarta-feira (03/12), contou com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus), entre outras instituições que atuam na promoção da saúde integral e na defesa dos direitos da população.
Os eventos reforçaram a importância de estratégias integradas de prevenção, cuidado e promoção da saúde, essenciais para ampliar a resposta ao HIV e à Aids no Amazonas e fortalecer ações que impactam diretamente as populações mais vulneráveis.
Saúde AVISO DE PAUTA: Estado inaugura reforma do setor de Reanimação no Hospital Regional de São José
Saúde Rio leva vacinação a parques e aeroportos até 12 de fevereiro
Cuiabá - MT Prefeitura de Cuiabá fortalece cuidado com a saúde mental por meio de práticas integrativas
Amazonas Fundação Alfredo da Matta abre campanha Janeiro Roxo com busca ativa de novos casos de hanseníase
Amazonas Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde no Médio Solimões e amplia ações de saúde no interior
Amazonas Sepet resgata animal vítima de maus-tratos no Residencial Eliza Miranda, em Manaus Mín. 20° Máx. 27°





