

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), inaugurou, na quarta-feira (3/12), o Serviço Especializado de Saúde da Pessoa Idosa do Programa Saúde 60+ RS em Cachoeira do Sul. Na mesma solenidade, foi realizada a entrega de equipamentos para o Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), adquiridos por meio do Programa Avançar Mais na Saúde, que busca qualificar a assistência hospitalar e ambulatorial em todo o Estado. A titular da SES, Arita Bergmann, participou do ato.
“A população tem tido, felizmente, uma expectativa de vida maior, e cerca de 20% da população do Rio Grande do Sul está acima de 60 anos. Nesta região não é diferente. Porém, entre os idosos, há aqueles que são classificados pelos protocolos como frágeis ou que apresentam alguma demência”, explicou Arita. Ela reforçou a importância da criação de um espaço exclusivo e especializado para idosos na região de Cachoeira do Sul.
O Saúde 60+ RS é um programa estratégico voltado ao atendimento ambulatorial especializado de pessoas com 60 anos ou mais, consideradas frágeis ou com diagnóstico de demência.
Com aporte mensal de R$ 120 mil do Estado, o centro de atendimento de Cachoeira do Suil será referência para os municípios da 8ª Coordenadoria Regional de Saíde. “Estamos inaugurando esse espaço como resultado de uma parceria entre o Estado, a prefeitura de Cachoeira do Sul e o HCB”, lembrou o prefeito Leandro Balardin.
Até o momento, 15 serviços foram habilitados e oito deles já estão em funcionamento. As unidades de Caxias do Sul, Tenente Portela, Marau, Lajeado, Panambi, Novo Hamburgo, Pelotas e Santiago já estão contribuindo para qualificar o cuidado na atenção primária, reduzir hospitalizações e diminuir as filas na atenção especializada. As demais unidades habilitadas estão em fase de implantação. A meta é implantar até 20 centros do Saúde 60+ RS em diferentes regiões do Estado até o final de 2026.
Novos equipamentos no HCB
Durante o evento, também foi realizado o ato de entrega de equipamentos que modernizam o centro cirúrgico e a sala de recuperação do HCB. O investimento total do governo do Estado foi de R$ 2,02 milhões.

“São investimentos que reforçam o compromisso do governo em qualificar a infraestrutura hospitalar e ampliar o acesso a serviços especializados, garantindo mais segurança e qualidade no atendimento à população”, destacou Arita.
Com os recursos, o HCB adquiriu arco cirúrgico, três caixas básicas de instrumental para videocirurgia,15 camas manuais de recuperação, foco auxiliar, garrote pneumático eletrônico, três monitores multiparamétricos, sistema de hiper/hipotermia para o bloco cirúrgico, dois aparelhos de anestesia microprocessados, 14 bombas de anestesia por alvo controle, 11 monitores multiparamétricos para a sala de recuperação.
“Esses investimentos do Programa Avançar Mais na Saúde representam uma política pública com impacto direto na cidade e na região, pois temos uma estrutura regional. Isso significa que 50% dos nossos pacientes são de fora de Cachoeira do Sul”, reforçou o diretor do HCB, Luciano Morschel. Na sua avaliação, outro programa do Estado, o Assistir, também auxiliou o hospital a qualificar o atendimento.
Texto: Ascom SES
Edição: Secom
Saúde AVISO DE PAUTA: Estado inaugura reforma do setor de Reanimação no Hospital Regional de São José
Saúde Rio leva vacinação a parques e aeroportos até 12 de fevereiro
Cuiabá - MT Prefeitura de Cuiabá fortalece cuidado com a saúde mental por meio de práticas integrativas
Amazonas Fundação Alfredo da Matta abre campanha Janeiro Roxo com busca ativa de novos casos de hanseníase
Amazonas Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde no Médio Solimões e amplia ações de saúde no interior
Amazonas Sepet resgata animal vítima de maus-tratos no Residencial Eliza Miranda, em Manaus Mín. 20° Máx. 27°





