

O evento reúne representantes do Ministério da Saúde do Brasil, do Peru, da FVS-RCP e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)

FOTO: Divulgação/FVS-RCP
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) participa, até esta sexta-feira (05/12), do Encontro Binacional Brasil–Peru, que discute estratégias para a eliminação da malária na região de fronteira. O evento, em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), busca intensificar esforços conjuntos, promover a troca de experiências e ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento em populações dispersas, com foco na aceleração da eliminação da malária causada pelo Plasmodium falciparum e no fortalecimento da vigilância em grupos prioritários.
Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o enfrentamento da malária exige articulação contínua e cooperação entre diferentes esferas. “A cooperação internacional amplia nossa capacidade de proteger as populações mais vulneráveis. O trabalho integrado entre municípios, estado e parceiros estratégicos fortalece cada etapa da resposta à malária”, destaca.
O diretor de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Elder Figueira, ressalta o papel da integração transfronteiriça no controle da malária. “Os municípios de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte estão localizados na região da tríplice fronteira Brasil/Colômbia/Peru e essa proximidade e facilidade de acesso impõe a adoção de estratégias de controle integradas entre gestores dos diferentes países, de forma que as ações sejam efetivas e resultem em benefício para toda população local, independente de sua nacionalidade”, afirma.
Malária no Amazonas
A gerente de Malária e Outros Hemoparasitas da Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Myrna Barata, reforça a necessidade de estratégias adaptadas ao contexto amazônico. “O Amazonas permanece entre as regiões mais afetadas pela malária no país. Monitorar os efeitos das mudanças climáticas e ajustar nossas ações é essencial para garantir estratégias de prevenção e controle cada vez mais eficazes”, explica.
A FVS-RCP segue consolidando ações estratégicas de controle e eliminação da malária, em alinhamento com o Plano Estadual de Eliminação da Malária e em colaboração com as esferas federal e municipal, priorizando abordagens integradas e adequadas às particularidades do território.
Saúde AVISO DE PAUTA: Estado inaugura reforma do setor de Reanimação no Hospital Regional de São José
Saúde Rio leva vacinação a parques e aeroportos até 12 de fevereiro
Cuiabá - MT Prefeitura de Cuiabá fortalece cuidado com a saúde mental por meio de práticas integrativas
Amazonas Fundação Alfredo da Matta abre campanha Janeiro Roxo com busca ativa de novos casos de hanseníase
Amazonas Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde no Médio Solimões e amplia ações de saúde no interior
Amazonas Sepet resgata animal vítima de maus-tratos no Residencial Eliza Miranda, em Manaus Mín. 20° Máx. 27°





