

A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) realizou vistoria, na última quarta-feira, 03, para o licenciamento ambiental da Adutora do Leite, projeto do Governo de Sergipe destinado ao abastecimento da região do alto sertão, através da distribuição de água bruta para irrigação e dessedentação animal.
Com 123 km de extensão, a tubulação da adutora atravessará os municípios de Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre e Nossa Senhora da Glória. A Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), é o órgão executor da obra.
O presidente da Adema, Carlos Anderson Pedreira, destaca a importância do licenciamento ambiental da obra. “Trata-se de um empreendimento de fornecimento de água bruta, não tratada, de grande importância para o Estado e para essas populações. O acompanhamento da Adema é essencial para que ele seja licenciado dentro de um padrão adequado, obedecendo às legislações ambientais, e com a minimização de impactos inerentes à atividade, mesmo se tratando de uma obra de utilidade pública”, afirma.
De acordo com o engenheiro civil da Adema, Antonelle Morais, a vistoria da Adema se destina à análise dos espaços onde se pretende ser instalado o empreendimento para emissão de Licença Prévia (LP). “A análise é realizada por uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais de diferentes áreas, como engenheiros florestais, médicos veterinários e geólogos, para avaliar o projeto e garantir o cumprimento das normas ambientais em suas diferentes frentes”, explica.
O diretor-presidente da Coderse, Paulo Sobral, afirma ser esse o maior investimento do Governo do Estado para o desenvolvimento da agropecuária no Alto Sertão sergipano. “A produção de leite é a principal atividade da região e, com a ‘Adutora do Leite’, o produtor vai ter acesso a água do Rio São Francisco a uma distância bem menor, diminuindo consideravelmente seus custos de produção. Com isso, ele vai investir mais na qualidade do rebanho, infraestrutura e mão-de-obra, e com perspectiva de aumento exponencial da produção e de oportunidades de trabalho, beneficiando por um todo a economia daqueles municípios”, pontua.
Serão implantados 21 reservatórios para coleta de água, e distribuídos pelos cinco municípios citados, visando minimizar os impactos dos períodos de seca na região e garantir o fornecimento adequado para o setor agropecuário, melhorando a qualidade de vida de aproximadamente 23 mil famílias.








Saúde AVISO DE PAUTA: Estado inaugura reforma do setor de Reanimação no Hospital Regional de São José
Saúde Rio leva vacinação a parques e aeroportos até 12 de fevereiro
Cuiabá - MT Prefeitura de Cuiabá fortalece cuidado com a saúde mental por meio de práticas integrativas
Amazonas Fundação Alfredo da Matta abre campanha Janeiro Roxo com busca ativa de novos casos de hanseníase
Amazonas Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde no Médio Solimões e amplia ações de saúde no interior
Amazonas Sepet resgata animal vítima de maus-tratos no Residencial Eliza Miranda, em Manaus Mín. 20° Máx. 27°





