

A Rádio Inconfidência dá início às celebrações de seus 90 anos de história com o projeto Sintonizando Minas, iniciativa da Empresa Mineira de Comunicação (EMC) .
O primeiro dos três grandes atos comemorativos será realizado nesta quarta-feira (10/12), no Terminal Rodoviário de Belo Horizonte, Centro da capital, local de grande simbolismo para a emissora: foi ali que, em 1936, funcionava a antiga Feira Permanente de Amostras, berço do Gigante do Ar.
“Celebrar os 90 anos da Rádio Inconfidência AM é reconhecer a força de uma trajetória que atravessa gerações, preserva a memória do nosso estado e fortalece o compromisso permanente da EMC com a cultura, a diversidade e o serviço público”, afirma Gustavo Mendicino, presidente da EMC, gestora da Rede Minas e da Rádio Inconfidência.
“A Inconfidência é mais que uma emissora: é um patrimônio afetivo de Minas Gerais, que segue cumprindo sua missão de informar, emocionar e conectar os mineiros. É uma honra conduzir essa história e projetá-la para o futuro”, completa.
O público será envolvido por um flashmob musical, performances de corpos artísticos, desfiles de carros antigos, atores caracterizados que recriam figuras marcantes da época e encenações históricas que resgatam memórias afetivas.
A partir das 14h, o público poderá acompanhar transmissões ao vivo direto de um estúdio montado no local, com edições especiais dos programas Bazar Maravilha, Delírio e Cia e A Hora do Fazendeiro.
Às 17h30, uma ambientação sonora com músicas originais dos anos 1930 tomará os alto-falantes da rodoviária, criando uma atmosfera nostálgica. Às 18h, tem início o Ato I do projeto Sintonizando Minas, uma narrativa cênico-musical que celebra a criação e a evolução da Rádio Inconfidência, até o fim do período do Auditório Lakmé, nos anos 1960.
“O Sintonizando Minas nos permitirá abrir uma porta para o passado e convidar o público a atravessá-la com reverência e encantamento. Cada performance e cada sonoridade será cuidadosamente concebida para que todos vivenciem a sensação de retornar no tempo e compreender por que a Inconfidência permanece como um dos maiores símbolos culturais de Minas. Será um tributo à nossa memória e uma celebração da força que sustenta a identidade mineira ao longo das gerações”, conclui a idealizadora do Ecossistema Clariô Criativo e produtora do evento, Daiany Durães.
Um dos destaques da noite será a entrada dos músicos da Big Band do Palácio das Artes , com participação especial dos alunos do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) , que farão um flashmob com clássicos da época.
Em seguida, o público será conduzido ao palco principal. De lá, um espetáculo que contará a história da rádio com diversos convidados especiais e atrações artísticas, entre elas, Mirianês Zabot (interpretando Clara Nunes), e Saulo Laranjeira, que encerram a noite em um momento de música, memória e celebração que coroará a programação.
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões
Cultura Obras do MON em Vila Velha e novas oficinas estão na agenda cultural pós-Carnaval
Amazonas Cinema de Arte fortalece produção audiovisual local com exibição gratuita no Cine Teatro Guarany Mín. 20° Máx. 28°





