

Programação reuniu cerca de 20 mil pessoas, teve bênção do presépio, homenagem, shows, projeção no Teatro Amazonas, parada natalina e feira de economia criativa

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
A magia do Natal tomou conta do Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus, na noite de segunda-feira (08/12), durante a abertura oficial do “O Mundo Encantado do Natal”, idealizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Cerca de 20 mil pessoas acompanharam o início da programação, que reuniu fé, emoção, cultura, música, solidariedade e geração de renda em um dos cartões-postais mais simbólicos da capital.
A programação começou com procissão em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Amazonas, que conduziu o público até o presépio montado no Largo. Em um dos momentos mais marcantes da noite, o arcebispo de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Steiner, junto com o bispo auxiliar Dom Samuel Ferreira, realizou a Bênção do Presépio, reforçando o significado espiritual do Natal: o nascimento de Jesus Cristo.


Homenagem
Logo após a bênção, o clima de celebração deu lugar à homenagem ao trabalhador Antônio Paulo Rodrigues de Sousa, o Antônio Suricate, que faleceu durante a montagem da árvore de Natal do Largo de São Sebastião. Natural de Parintins, Antônio Paulo tinha 40 anos, vivia há 25 anos em Manaus e construiu sua trajetória como marceneiro, soldador, cenotécnico e colaborador de grandes produções artísticas, como teatro, ópera, cinema, dança e festivais.
Durante a cerimônia, a família de Antônio Suricate também recebeu uma homenagem oficial do Governo do Amazonas, representado pelo secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Caio André. Na ocasião, foi entregue uma placa em reconhecimento aos serviços prestados por Antônio ao longo de sua trajetória na cultura amazonense, a qual também será fixada no Centro Técnico de Produção Cultural (CTP), como forma de eternizar a contribuição do profissional que marcou a história dos bastidores da arte no estado.


Orquestra Damian Musicais abriu as apresentações com um repertório preparado especialmente para o Natal, seguida por uma projeção temática na fachada do Teatro Amazonas, que transformou o monumento em um espetáculo de luz e som. Na sequência, a cantora Lucilene Castro emocionou o público com clássicos natalinos.
O ponto alto da noite foi a Parada Natalina, que levou personagens, cores e fantasia ao Largo, encantando principalmente as crianças. Encerrando a programação de abertura, Patrick Johnson apresentou o espetáculo “Meu Presente de Natal”, finalizando a noite com mensagens de esperança, união e fé.
Durante o evento, o secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Caio André, destacou a importância cultural, social e econômica do projeto.
“É um momento de união, fraternidade e de fazer circular a economia. Muitas famílias sobrevivem disso, trabalham aqui, vendem seus produtos. As famílias vêm visitar, trazem as crianças, os idosos, e vivem esse ambiente de confraternização. Este ano, infelizmente, vivemos uma ornamentação diferente, sem a árvore, por conta do acidente. Estamos dando todo o apoio às famílias, mas também fazemos aqui uma justa homenagem ao trabalhador que perdeu a vida”, destacou o secretário.

Feira Natalina
Além dos espetáculos, a Feira Natalina de Economia Criativa foi oficialmente aberta, reunindo 200 empreendedores em 25 estandes, com artesanato indígena, gastronomia, itens gráficos, essências, produtos esotéricos, itens geeks e artigos natalinos. Entre as expositoras, a artesã Eloá Duarte destacou a importância do espaço.
“Estar aqui com nossos artesanatos de crochê é muito importante. É uma forma de divulgar o trabalho local e de gerar renda. O Natal tem um significado muito maior, que é estar junto, celebrar o nascimento de Jesus, mas também é um tempo de presentear, e nada melhor do que presentear com algo feito pelas mãos dos nossos artesãos”, enfatizou a artesã.
A Secretaria de Cultura também trouxe para a feira a Lojinha de Natal, com diversos produtos exclusivos como squeezes, garrafas, blusas, necessaires, agendas, blocos, chaveiros, copos e souvenirs temáticos.
Outra atração que tem movimentado o espaço é o Cinema Natalino, dedicado especialmente para o público infantil, com exibição de clássicos do cinema ao ar livre.
O projeto Mania de Ler, da Secretaria de Cultura, também está presente no circuito natalino, oferecendo atividades de incentivo à leitura, espaço instagramável e ações voltadas para famílias e crianças. A gerente administrativa do programa, Oiana Couto, explicou a proposta: “O Mania de Ler vem trazer a literatura para um evento que reúne as famílias. É uma oportunidade de sair um pouco do celular, sentar, ler junto, viver esse momento. Também temos um estúdio com fotos temáticas natalinas para o público registrar esse Natal”.


Quem aproveitou tudo isso de perto foi a família da Camila Moura, que esteve no Largo com o marido Brian e as filhas Flora e Luísa. “Está tudo maravilhoso. Viemos na Fábrica do Papai Noel, foi um espetáculo para as crianças. O artesanato está lindo, a comida está ótima. A gente aproveitou a tarde para elas se divertirem e ficou encantado com o presépio e com todo o cuidado na organização”, declarou.
Além do Largo de São Sebastião, a programação do Mundo Encantado do Natal também acontece na tradicional Fábrica do Papai Noel, no Centro Cultural Palácio da Justiça, e na Vila do Natal, na Casa das Artes. As visitas são gratuitas e seguem mediante agendamento pelo site: https://natal.cultura.am.gov.br
A programação no Largo segue até o dia 6 janeiro de 2026, com espetáculos, feira criativa, cinema, exposições e apresentações artísticas abertas ao público.
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões
Cultura Obras do MON em Vila Velha e novas oficinas estão na agenda cultural pós-Carnaval
Amazonas Cinema de Arte fortalece produção audiovisual local com exibição gratuita no Cine Teatro Guarany Mín. 20° Máx. 28°





