

O Grupo Harém de Teatro celebra, na próxima sexta-feira (12), seus 40 anos de trajetória com a apresentação do espetáculo comemorativo “Harém Conta Harém”, às 19h30, no Theatro 4 de Setembro, seguida do lançamento de um livro com sete dramaturgias autorais do grupo. O projeto é patrocinado pela Equatorial, por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec), com apoio do Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
Com direção de Arimatan Martins e do consagrado diretor Gerald Thomas, o espetáculo revisita cenas de produções marcantes da companhia, trazendo ao palco momentos que atravessam quatro décadas de atuação. Entre os destaques estão trechos de “Os Dois Amores de Lampião Antes de Maria Bonita e Só Agora Revelados”, texto de Francisco Pereira que marcou a estreia do grupo em 12 de dezembro de 1985, além das montagens que conquistaram plateias e prêmios, como “A Casa de Bernarda Alba”, “Raimunda Pinto, Sim Senhor!” e o recente “Minha Vida Como Você Nunca Viu”, sobre a trajetória do ator Fernando Freitas.

Segundo Francisco Pellé, fundador do Harém, a proposta é construir um mosaico de memórias. “A dramaturgia funciona como um carrossel de cenas. Vamos revisitar momentos representativos do grupo de 1985 a 2025. É uma colagem das cenas mais emblemáticas, conduzida pela direção de Gerald Thomas e Arimatan Martins”, destaca o ator.
A montagem contará ainda com participações especiais da atriz Lari Salles, referência do teatro piauiense, e do ator e arte-educador Moisés Chaves, além da presença dos convidados Raimundo Pinho Gondinho e Will Silva, integrantes do primeiro espetáculo do Harém.
Arimatan Martins ressalta a importância do grupo na construção da cena teatral piauiense, lembrando sua atuação pioneira na formação de plateia, suas mais de mil apresentações e mais de uma centena de prêmios nacionais. “O Harém criou uma linguagem contemporânea, juntando tradição e modernidade. Tiramos o teatro da raiz puramente folclórica e o aproximamos de estéticas modernas para dialogar com a nossa cultura”, afirma o diretor.
Lançamento de livro
Após o espetáculo, às 21h, será lançado o livro comemorativo com sete textos autorais do grupo, reunindo dramaturgias que marcaram sua história. O volume conta com prefácio de Gerald Thomas. “A ideia é disponibilizar à cena teatral piauiense um conjunto sólido da dramaturgia do Harém”, explica Pellé.
As atividades marcam um dos capítulos mais significativos da história do grupo, símbolo de resistência, inovação e permanência no teatro piauiense.
“Celebrar os 40 anos do Grupo Harém de Teatro é celebrar também a força da cultura piauiense. O Harém não apenas formou plateias e revelou artistas, mas construiu uma identidade cênica que dialoga com o Piauí, com o Brasil e com o mundo. É um grupo que ousou, que experimentou e que abriu caminhos para novas linguagens e novos talentos”, pontua o secretário da Cultura, Rodrigo Amorim.

Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões
Cultura Obras do MON em Vila Velha e novas oficinas estão na agenda cultural pós-Carnaval
Amazonas Cinema de Arte fortalece produção audiovisual local com exibição gratuita no Cine Teatro Guarany Mín. 20° Máx. 28°





