

Fotos: Divulgação/Semae
A gerente de Clima e Energia da Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), Cristiane Casini Bitencourt, representa a pasta no encontro nacional do programa AdaptaCidades, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Realizado em Belo Horizonte (MG), o evento segue até 11/12, e reúne gestores e técnicos de todas as regiões do país com o objetivo de fortalecer a capacidade dos governos locais na formulação e implementação de políticas de adaptação climática.
A iniciativa busca ainda, transformar os compromissos assumidos na COP30 em ações concretas nos estados e municípios, estimulando o compartilhamento de experiências e a cooperação interfederativa para aprimorar a governança climática. Alinhado à Estratégia Nacional de Adaptação, o evento coloca a Justiça Climática como eixo central, incentivando a inclusão de populações vulneráveis, a participação social e a transparência nas decisões. Mais do que um encontro técnico, o AdaptaCidades consolida uma rede nacional de cooperação e fortalece capacidades, acelerando a agenda de adaptação climática em todo o Brasil.
“Estar aqui é essencial para que Santa Catarina avance na agenda de adaptação climática, trazendo conhecimento técnico, cooperação e soluções que fortalecem nossas cidades diante dos desafios climáticos, e reforçando nosso compromisso em transformar aprendizados em ações práticas alinhadas às melhores estratégias de governança climática”, destaca a gerente de Clima e Energia da Semae, Cristiane Casini Bitencourt.

Em Santa Catarina, a iniciativa AdaptaCidades foi lançada durante o II Seminário Catarinense de Mudanças Climáticas. Ao todo 580 municípios de todo o Brasil foram contemplados e o estado conta com dez cidades selecionadas para participar da iniciativa, representando um impacto em cerca de 1,5 milhões de catarinenses: Chapecó, Jaraguá do Sul, Lages, Tubarão, Camboriú, Concórdia, Criciúma, Xaxim, Araranguá e Itajaí.
“Santa Catarina tem avançado de forma consistente na agenda climática, e a participação da nossa equipe no AdaptaCidades reforça esse compromisso. Estamos trabalhando para construir soluções estruturantes, capazes de fortalecer a resiliência das cidades catarinenses diante dos eventos extremos que já fazem parte da nossa realidade. O encontro nacional demonstra que adaptação climática não é apenas um debate técnico, mas uma responsabilidade de gestão pública, que exige cooperação, planejamento e integração entre as diversas esferas de governo. Esse é o caminho para preparar Santa Catarina para o futuro, garantindo qualidade de vida e segurança para a população”, pontua o secretário adjunto da Semae, Guilherme Dallacosta.
Sobre o programa AdaptaCidades
O AdaptaCidades é uma iniciativa do Governo Federal que fortalece a capacidade de estados e municípios no planejamento e implementação de ações de adaptação climática. Integrado ao Programa Cidades Verdes Resilientes, o projeto promove colaboração entre autoridades federais, estaduais e locais, apoiando governos na elaboração de seus planos de adaptação alinhados às metas nacionais. Baseado nos resultados do ProAdapta (parceria Brasil–Alemanha), o AdaptaCidades amplia e descentraliza os esforços de adaptação para todo o país, consolidando o Federalismo Climático.
O programa oferece aos estados e municípios integrantes, uma série de ações de fomento ao desenvolvimento dos planos, entre eles, capacitação técnica. Entre as ferramentas, os gestores da área já podem conferir o “Guia para Elaboração de Planos de Adaptação à Mudança do Clima – 3ª edição 2025” pelo link https://www.adaptacao.eco.br/_biblioteca/guia-para-elaboracao-de-planos-de-adaptacao-a-mudanca-do-clima-3a-edicao-2025/ . O curso de como elaborar Planos de Adaptação à Mudança do Clima também está disponível e pode ser conferido em https://www.redus.org.br/adaptacidades/cursos/NHgv3T .
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





