

Ampliando a oferta de qualificação para as gestoras dos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs), o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres de Sergipe (SPM), promoveu uma Oficina de Formação nesta sexta-feira, 12, buscando fortalecer a atuação dessas gestoras na proteção de direitos, no fortalecimento da rede de atendimento e na transformação da vida das sergipanas.
Com foco na prática e no enfrentamento dos desafios reais dos territórios, a formação tem como objetivo fortalecer a atuação das gestoras municipais, desenvolvendo competências para diagnóstico, planejamento e formulação de políticas públicas baseadas em evidências. “É uma contribuição da SPM para que cada vez mais os municípios consigam implementar as políticas públicas para as mulheres de forma efetiva e que chegue realmente as que mais precisam”, detalhou a diretora de Articulação e Participação Social da SPM, Edlaine Sena.
A proposta é que cada participante saia ainda mais preparada para analisar dados e indicadores, identificar e priorizar problemas públicos utilizando metodologias eficazes e participativas, construir políticas públicas alinhadas aos desafios locais, planejar ações e projetos com foco em resultados e captação de recursos, além de defender orçamento e fortalecer institucionalmente os organismos municipais.
A formação aborda temas essenciais para a construção de políticas públicas eficientes. Entre eles, o diagnóstico baseado em evidências; a identificação e priorização de problemas públicos; o passo a passo para a elaboração de políticas públicas eficazes e o planejamento estratégico articulado a orçamento e captação de recursos. Toda a metodologia privilegia práticas, estudos de caso e dinâmicas que estimulam o diálogo e o intercâmbio de experiências entre gestoras de diferentes municípios.
Esse investimento na qualificação das gestoras dos OPMs é fundamental para ampliar a proteção das mulheres, fortalecer a rede de atendimento e articular políticas intersetoriais capazes de transformar realidades. “É muito importante para o Município participar desta formação para ampliar os conhecimentos sobre o planejamento de estratégias de políticas públicas para as mulheres”, afirmou a representante da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres da Barra dos Coqueiros, Isis Caroline.
A coordenadora de Políticas para as Mulheres de São Cristóvão, Raissa Rocha, também destacou a importância da formação promovida pela SPM para o planejamento das ações desenvolvidas no município. “Os conhecimentos adquiridos fortalecerão ainda mais os serviços que já são ofertados para as mulheres no município de São Cristóvão”, ressaltou.

Saúde Rio leva vacinação a parques e aeroportos até 12 de fevereiro
Cuiabá - MT Prefeitura de Cuiabá fortalece cuidado com a saúde mental por meio de práticas integrativas
Amazonas Fundação Alfredo da Matta abre campanha Janeiro Roxo com busca ativa de novos casos de hanseníase Mín. 20° Máx. 27°





